Prefeito Keko do Armazém (PL) marcou presença na 7ª edição do Surf Kids realizada no último final de semana na Praia de Itapuama. O evento foi idealizado pelo surfista Luiz Henrique Beltrão e sua família, com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.
O objetivo do evento é fomentar o esporte nas categorias de base. O primeiro dia do campeonato aconteceu na terça-feira (12), Dia das Crianças – quando mais de 112 atletas participaram. No sábado (16), aconteceram algumas semifinais, as finais e a premiação e medalha, troféu para o primeiro lugar, brindes de patrocinadores e prancha para os vencedores das categorias sub 12 e sub 14- tanto feminino quanto masculino.
De acordo com o Prefeito o fomento do esporte proporciona a mudança de realidades. “É através do incentivo a essa prática que podemos ajudar essas crianças a abrirem um leque de oportunidades na suas vidas. Esse é um dos meus compromisso de gestão, dar apoio a eventos que promovam a igualdade e o crescimento através do esporte”.
SURFISTA
Fernando Santos é surfista e morador de Itapuama, mas foi para o campeonato como torcedor, pois o seu neto, Davi Santos, estava concorrendo na categoria sub 8 masculina. O pequeno se consagrou campeão. ‘É a primeira competição dele e fico muito feliz de o ver participando. É um sonho realizado!
” Já competi em muitos campeonatos e representei o Cabo de Santo Agostinho fora do Estado. Por isso, acredito ser muito importante esse tipo de evento para incentivar as categorias de base”. Davi também amou participar e afirmou que é a primeira de muitas. “Foi muito bom, gostei. Tô muito feliz de ter ganhado e vou participar mais vezes”.
O destaque do campeonato foi a promoção da inclusão, com atletas com deficiência participando e inclusive ganhando a medalha de ouro. De acordo com o idealizador do Surf Kids, Luiz Henrique Beltrão, o esporte é para todos e, é preciso incentivo.
“É importante a participação da família ajudando eles nesse processo. Tive a ideia de começar com o campeonato junto com minha esposa e filhos, por ser surfista e perceber que faltava incentivo para as categorias de base. No começo foi difícil, não tínhamos muitos atletas, mas hoje somos referência em Pernambuco como o maior campeonato de base do Estado e reunimos crianças da Mata Norte, Mata Sul e Região Metropolitana do Recife”.
Foto: Léo Domingos