Falta de oportunidades para a juventude e de incentivo ao empreendedorismo e a geração de negócios, crise no abastecimento de água e problemas no acesso à saúde e educação foram desafios apontados por moradores do Agreste Setentrional, na noite desta quinta-feira (11) ontem, durante debate do Movimento Levanta Pernambuco, em Santa Cruz do Capibaribe.
Pesquisas revelam que Pernambuco é o pior estado do país para fazer negócios e o líder em desemprego em todo o Brasil. A iniciativa do PSDB – PL – PSC e Cidadania está ouvindo população por todo o estado e contou ontem, pela primeira vez, com a presença da deputada estadual Priscila Krause.
“Não tem como chegar e dizer que uma única solução vai permitir que o nosso polo têxtil possa se desenvolver de maneira sustentável, firme e para frente. Os problemas são muitos. O nosso movimento está percorrendo as cidades para construir uma agenda para nosso estado. As soluções do futuro de Pernambuco passam necessariamente pelos municípios e por nossa gente”, disse a prefeita de Caruaru e presidente do presidente do PSDB Pernambuco, Raquel Lyra.
O prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira (PL) reforçou que o Agreste Setentrional integra o Polo de Confecções, que tem um importante papel na nossa economia. Mas o Governo que está aí não ajuda os empresários, os comerciantes, não ouve a população e nem apresenta resultados. “O que vemos é falta de estrutura, falta d’água e muita insegurança. Por isso estamos andando por todas as regiões para ouvir as pessoas com um só objetivo, unir Pernambuco”, frisou.
Para a deputada estadual Priscila Krause, o povo da região sabe empreender, o que é não depender de governo e mostra que é possível. Debater os problemas e discutir soluções para o Agreste Setentrional e o Polo de Confecções é fundamental, segundo observou a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB), anfitriã do encontro, em Santa Cruz do Capibaribe, juntamente com o ex-prefeito Edson Vieira (PSDB).
“O Movimento Levanta Pernambuco é um passo importante para o futuro de Pernambuco que já começa a ser discutido neste momento com participação popular”, acrescentou. “Queremos tirar Pernambuco da inércia e a gente só pode fazer isso não apenas com lideranças, mas ouvindo a população”, reforçou o deputado federal André Ferreira (PSC).
O encontrou desta quinta-feira, que lotou um espaço de eventos da cidade, contou com as presenças dos prefeitos Romero Leal (Vertentes), Dona Graça (Catende), Dió Filho (Riacho das Almas) e Guiga Nunes (Vicência),
Também compareceram à reunião, os vice-prefeitos Edmo Neves (Vitória de Santo Antão), Antônio do Egito (Catende) e Romero Leal Filho (Toritama).o vereador do Recife Fred Ferreira (PSC), o ex-deputado Rildo Braz, os ex-prefeitos Nado Coutinho (Nazaré da Mata)e Débora Almeida (São Bento do Una).
Ainda participaram do ato, Flávio Nóbrega (Surubim) e Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte), além de vereadores de Santa Cruz e de toda a região, assim como lideranças do Agreste Setentrional.