Candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) apresentou os principais eixos do seu programa de governo, durante entrevista coletiva online, nesta quinta-feira ( 17). Em vídeo, ele afirmou ser necessário focar o debate das eleições nos problemas da Capital e não investir na nacionalização do debate. “Tem que acabar essa briga do PSB e PT querendo o tempo todo nacionalizar o debate”.
Ao lado da candidata a vice, Priscila Krause (DEM), Mendonça negou que uma música tocada, na última quarta-feira (16), em sua convenção, que faz alusão ao Presidente da República – onde um dos trechos da letra é: “Mendonça é Bolsonaro e Bolsonaro é Mendonça” – seja o seu jingle de campanha. Segundo ele, trata-se de uma composição do seu amigo Alcimar Monteiro. “As pessoas têm liberdade de criação e podem defender suas ideias”, disse o candidato. Mendonça e Priscila negaram também que, o nome da coligação, “Recife Acima de Tudo” seja motivado pelo slogan “Brasil Acima de Tudo”, utilizado por Bolsonaro.
O candidato, no entanto, afirmou que existe a constatação de que parte do seu eleitorado é alinhada também ao Presidente da República e os próprios eleitores podem promover essa associação. “Eu tenho milhares de eleitores, Priscila também, que votam em nós e votaram em Bolsonaro. Isso não é algo escondido. Vou recepcionar todos os eleitores do Recife, respeito muito os eleitores que torcem pela nossa vitória e que torceram e apoiaram o presidente Bolsonaro”, sublinhou.
A boa relação com o Governo Federal é essencial para a capital pernambucana. “Se eu quero tocar um programa habitacional, preciso do apoio da Caixa. Se quero tirar uma obra – como a triplicação da BR-232, na entrada de Recife do papel – preciso do Governo Federal. Para melhorar a Saúde a mesma coisa, se eu preciso de creches, preciso de apoio do Ministério da Educação”, exemplificou.
PLANO DE GOVERNO
O coordenador da campanha da coligação Recife Acima de Tudo, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, Ecio Costa, expôs os eixos principais do plano de governo: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, desenvolvimento urbano e desenvolvimento institucional. Cada um deles abrange uma série de áreas voltadas para a população. Ele destacou o “fomento ao empreendedorismo” como um dos principais itens a serem trabalhados na campanha, assim como, “a situação fiscal cada vez mais complicada” do município.
Priscila Krause destacou que, o Recife é a “capital com maior arrecadação do Nordeste” e precisa aprimorar a sua gestão. “É preciso um orçamento bem gerido, gerido com transparência e competência, buscando resultados e com monitoramento dos efeitos das ações, para que seja possível multiplicar esses recursos”, afirmou, frisando que em uma eventual gestão, buscarão valorizar os recursos financeiros e os servidores municipais.