MINISTRO DA AGU, JORGE MESSIAS INICIA SEMANA DECISIVA AINDA CONTANDO VOTOS PARA O STF

Ministro da Advocacia-Geral da União – AGU, Jorge Messias, trabalha intensamente nesta segunda-feira (27) para finalizar a contagem de votos. Ele fo, i indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Supremo Tribunal Federal e será sabatinado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado na quarta-feira (29)

Levantamento do Poder360 mostrou que o advogado-geral da União tem 13 votos declarados a seu favor na CCJ. Precisa só de mais 1 para ter a maioria necessária para ter seu nome aprovado na comissão –o que deve acontecer. Dos 27 integrantes do colegiado, 5 não declararam voto: Cid Gomes (PSB-CE); Oriovisto Guimarães (PSDB-PR); Professora Dorinha (União Brasil-TO); Rodrigo Pacheco (PSB-MG); Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

Entre os indecisos na comissão, Cid e Pacheco integram a base governista. Tendem a votar a favor de Messias. O senador Jayme Campos (União Brasil-MT) não respondeu ao questionamento do Poder360. Oriovisto Guimarães, segundo aliados, deve votar contra. O senador Jayme Campos (União Brasil-MT) não respondeu ao questionamento do Poder360. Oriovisto Guimarães, segundo aliados, deve votar contra.

Se aprovada na CCJ, a indicação de Messias segue imediatamente para o plenário do Senado, onde o placar fica mais apertado. Messias avalia que tem 45 votos garantidos para ser aprovado. São só 4 a mais que o mínimo necessário de 41 (de um total de 81 senadores). A ideia do Planalto é elevar o número de apoios para, pelo menos, 50 votos e assim o processo ser mais tranquilo nesta quarta-feira (29).

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *