Neoenergia Pernambuco realizou a substituição de mais de 1,5 mil pontos de iluminação pública (IP) da cidade de Agrestina. A ação foi realizada em parceria com o Governo do Estado e com o município.
A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, e tem como finalidade reduzir os índices de criminalidade no Estado através da modernização do sistema de iluminação pública em diversos munícipios.
Além de garantir melhor luminosidade, o trabalho também contribuirá diretamente para o uso eficiente da energia e dos recursos públicos, pois a luminária LED consome até 40% a menos do que as tradicionais de vapor de sódio e vapor metálico.
A troca pelos equipamentos sustentáveis promove uma economia de 544,91 MWh por ano, que corresponde o suficiente para abastecer mais de 350 residências por um mês em Agrestina.
No total, 73% dos pontos de IP da cidade estão utilizando luminárias LED._“O trabalho de iluminação de LED promove a eficiência energética no poder público de uma forma simples e com impacto já no mês seguinte.
Além de propor economia ao município, uma melhor iluminação eleva a qualidade de vida da população, promovendo uma maior sensação de segurança”_, *afirmou o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.*
A cidade de Agrestina é apenas um dos locais no qual a Neoenergia vem promovendo a troca de lâmpadas ineficientes para a tecnologia LED no Estado. O próximo município a receber o projeto é Quipapá com mais de 400 pontos de IP previstos para troca.
Os próximos municípios beneficiados são: Triunfo, Itapissuma, Pombos, Toritama, Taquaritinga do Norte, Santa Cruz do Capibaribe, Cachoerinha, Lajedo, Jupi, Jucati, Cabrobó, Itambé, Macaparana, Surubim, Jurema, Canhotinho, Calçado, Belém de Maria, Tamandaré, Bezerros, Tabira e Pesqueira. No total, serão aproximadamente 13 mil substituições de lâmpadas no Estado, em 2024.
Foto – Divulgação/Neoenergia PE




