Ir para o conteúdo
sexta-feira, 23 de outubro de 2026

Política e cotidiano de Pernambuco

CIÊNCIA

OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DO ALTO DA SÉ É REINAUGURADO COM OBSERVAÇÃO DO ECLIPSE LUNAR

Por Luzimar Dias Atualizado em 15 de março de 2025

Observatório Astronômico do Alto da Sé reabre suas portas, proporcionando ao público a experiência  de observar o eclipse lunar total que iluminou a madrugada  de quinta-feira(13), em todo o Brasil. A reinauguração, que aconteceu nesta quinta-feira marca um novo capítulo na história do espaço, reconhecido por sua importância científica e cultural. 

Na oportunidade, o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Kenys Bonatti afirmou que a reabertura do monumento proporcionará à população novas experiências. “Com o Observatório, conseguimos contribuir com acesso à ciência de maneira facilitada e lúdica, além de conectar com a história de Olinda”. 

O restauro do equipamento foi fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, e a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda.

“A partir de uma ação conjunta entre o Estado e o município, conseguimos viabilizar o restauro do Observatório e garantir que toda a população tenha acesso à observação do céu e dos astros”, destacou o diretor de Sensibilização e Difusão Científica, Diogo Lopes de Oliveira.

Durante a cerimônia de reinauguração, o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Luiz Adolpho Alves, destacou a importância do Observatório como um espaço de difusão do conhecimento científico e de valorização do patrimônio cultural.

“O Observatório vai além de um ponto turístico; ele é um símbolo histórico. Inaugurado em 1890, carrega mais de um século de histórias que fazem parte da nossa história. Esse monumento representa a força e a sensibilidade do nosso povo, preservando memórias e inspirando gerações”, complementou. 

O evento contou com a presença de autoridades do governo do Estado e da Prefeitura de Olinda. Entre os presentes estavam Kenys Bonatti, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação; Diogo Lopes de Oliveira, diretor de Sensibilização e Difusão Científica; Luiz Adolpho Alves e Silva, secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda.

E também, Odin Neves, secretário executivo de Patrimônio de Olinda; Rosélia Adriana Barbosa da Rocha, coordenadora do Núcleo de Museus da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult); Fred Nóbrega, diretor de Patrimônio e Cultura de Olinda; Aluizio Guimarães, gerente-geral de Comunicação da SECTI, além de, Maurílio Manoel Pereira dos Santos, gerente do Museu Espaço Ciência.

Após a solenidade, o público presente teve a oportunidade de acompanhar a observação do eclipse com telescópios disponibilizados no local, sob a orientação dos monitores. A atividade encantou visitantes de todas as idades, reforçando o compromisso do Observatório.

Fotos: Saulo Aleixo

Leia também

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *