Prefeitura de Olinda foi habilitada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)por meio do Edital 006/2023, para receber projetos destinados a fortalecer a atuação das Guardas Municipais em cidades turísticas e locais com alto fluxo de visitantes ou usuários, a exemplo do Sítio Histórico da cidade.
A proposta visa angariar fundos para investimentos na infraestrutura e equipamentos, com a aquisição de veículos, armamento não letal e tecnologias – entre as quais, o uso de drones – potencializando a efetividade das políticas e práticas nas áreas de grande concentração de pessoas.
Dentre os 5.570 municípios do país, Olinda foi uma das 154 cidades habilitadas. Na primeira etapa do edital, foi realizada uma avaliação para verificar a conformidade das propostas com os requisitos de elegibilidade das instituições. A Marim dos Caetés obteve a pontuação máxima.
A Prefeitura de Olinda também foi selecionada na primeira fase da Patrulha Escolar e os recursos se destinam para a aquisição de viaturas, equipamentos pedagógicos, de proteção individual e de menor potencial ofensivo.
Em breve, novas etapas de análise serão realizadas para as propostas pré-selecionadas com o objetivo de que aconteça a disponibilização dos recursos, oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (PNSP).
Foto – Divulgação