Ir para o conteúdo
sexta-feira, 2 de outubro de 2026

Política e cotidiano de Pernambuco

OPINIAO

OS ANJOS NOSSOS DE CADA DIA

Por Luzimar Dias

Hoje, 2 de outubro, a Comunidade Cristã celebra o Dia dos Santos Anjos da Guarda. A data foi instituída no calendário litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana em 1670, durante o Pontificado do papa Clemente X.

Ainda criança, aos 7 anos, nas manhãs dos domingos, quando frequentava as aulas do Catecismo, aprendi que cada um de nós tem seu próprio anjo da guarda. E que ele atua na nossa mente e corpo igual a um segurança pessoal, espécie de guarda-costas, só que é um enviado por Deus.

Também se comporta como um atento e inseparável companheiro de viagem nos guiando sem perder de vista um segundo sequer. Isso desde o nascimento até a hora de sermos arrebatados por Deus para viver na Plenitude Celestial.

Os anjos garantem nossa proteção para que nada de ruim aconteça em todas as fases da nossa existência, passando pela infância, adolescência, adulta e na velhice. É um trabalhão. E sem um dia de descanso: não tiram férias, não reclamam os seus direitos trabalhistas (13° salário, horas-extras, gratificações natalinas, insalubridade, aviso prévio e multa rescisória em caso de demissão sem justa.

Fico imaginando como esses invisíveis operários do bem não devem ter redobrado os cuidados no período da nossa adolescência, época dos hormônios em ebulição, e na juventude, quando desafiamos os perigos e cometemos loucuras pela irresponsabilidade da idade.

Pausa e sossego e para descansar os anjos só conseguem mesmo quando seus protegidos são chamados pelo Divino Pai Eterno. Ufa! Vá com Deus! Rsrsrs… Até porque conheço muita gente que nunca baixa o “facho”, o fogo.

Mesmo de idade avançada sempre está à procura de viver novas emoções recorrendo a vários métodos e medicamentos. É aí que o invisível celestial não terá armas suficientes para reconhecer um “crush” do mal e evitar o conhecido golpe “Boa Noite Cinderela”.

Isso sempre acontece quando o anjo sussurra ao pé do ouvido dele ou dela: “esse crush é uma roubada, dispense”. Mas, enebriado pela bebida e enfeitiçada por um belo corpo, a criatura não ouve o alerta. Resultado: lá se vai a carteira com documentos, dinheiro e todos os cartões de créditos. Portanto, não explore muito o seu Anjo da Guarda.

Zele por ele orando sempre e agradecendo a constante presença e proteção ao seu lado. Até porque para tê-lo na sua vida não é necessário pagar nenhum centavo ou contratar empresas de segurança. Aliás, essas nem sempre oferecem ou garantem bons serviços.

Eu prefiro confiar no meu anjo pessoal, o Haiaiel, protetor dos nascidos no dia 17 de março. E você, já desejou Bom dia ao seu anjo? Hoje é o dia deles.

Por Muciolo Ferreira – Jornalista

Leia também

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *