PACIENTES DENUNCIAM PRECARIEDADE NO ATENDIMENTO, EM POSTO DE SAÚDE DE BOA VIAGEM

População de Boa Viagem que procura atendimento na Unidade de Saúde Professor Djair Brindeiro, localizado na Rua Cosmorama, continua clamando por atenção da Prefeitura do Recife, com relação a precariedade do posto.

De acordo com pacientes que ligaram para o blog, a falta de infraestrutura do local parece não ter solução. Reformado e entregue com muito alarde, na gestão do então prefeito Geraldo Julio (PSB), as melhorias logo se deterioraram por falta de manutenção e descaso.

Na recepção da unidade, o único aparelho de ar condicionado que tem instaladado não funciona há mais de dois anos. As pessoas amargam longas esperas, no calor intenso e sob o barulho de velhos ventiladores, que nem de perto dão vencimento as altas temperaturas.

E, para agravar mais a situação, o aterndimento para a marcação de consultas médicas e exames é feita apenas por um funcionário. Este, se desdobra, em atenções, quase em vão, para atender a demanda, mas é outra vítima do sistema operacional caótico do posto.

“Se ele adoecer, fecha tudo. Não tem outra pessoa para atender. Difícil entender, uma situação assim, critica o leitor do blog, José Carlos, de 65 anos, que depende do serviço do posto. Outra reclamação dele – confimada por funcionários da unidade – é a escassez e ausência de material necessário e imprescidível para atender os pacientes, como: luvas, máscaras, etc.

Com a nova gestão, o que antes era uma janela de esperança, se tornou um pesadelo. No Djair Brindeiro, a saúde não é levada a sério, diz. Exames de sangue solicitados pelos médicos – muitos não conseguem ser realizados, por falta de reagente. O Laboratório Julião administrado pela Prefeitura do Recife limita-se a informar, apenas, a falta do material, sem nenhuma previsão.

Os trabalhadores da unidade são “verdadeiros anjos” na atenção com os que buscam assistência. O que era difícil, antes da pandemia, agora ficou extremamente mais complicado. Até a falta de papel para imprimir os encaminhamentos médicos já foi registrada na unidade.

Impossível para alguém conseguir ser atendido para marcar consulta ou exame, se não chegar muito cedo e esperar ao relento a abertura da unidade. Isto porque só tem um funcionário no setor – que mal consegue tomar um copo de água – fazendo este serviço.

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