Quatro meses após chegada do novo coronavírus, Pernambuco poucas coisas mudaram em relação às reclamações sobre o transporte público. As lotações dentro dos veículos, a demora na espera dos coletivos e as aglomerações nos terminais e pontos de ônibus, tão temidas desde o início da pandemia, não se ausentaram da vida dos passageiros que dependem dos coletivos diariamente.
No Terminal Integrado Joana Bezerra, área central do Recife, onde circulam 11 linhas de ônibus e em média, 41 mil usuários por dia, as filas são grandes e o distanciamento nem sempre é respeitado. Passageira Alda Costa, de 54 anos disse ao Diario de Pernambuco, que a falta de respeito com os usuários é o que mais impressiona. “Aqui parece que a gente só tem dois direitos: o de não ter direito a nada e não reclamar. Cheguei aqui faz quase uma hora e nada do ônibus. As pessoas furam fila, passam na frente dos idosos, não querem nem saber de respeitar os outros”, conta.
O comerciante Gilson Júlio de Souza, 55, contou que a não fiscalização nos terminais faz com que as pessoas não obedeçam às recomendações de distanciamento, nas filas e nos veículos. “O ônibus já sai do terminal quase cheio e eu não vejo fiscais para organizar as filas. Muitas vezes o motorista para no lugar errado e as pessoas saem correndo atrás do veículo, fica aquele tumulto. Todos os dias eu pego a linha TI Xambá/TI Joana Bezerra e é sempre o mesmo problema, nada resolve”, desabafa.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Aldo Lima, mesmo após uma determinação do governo para que 70% da frota seja disponibilizada, na prática, não há o cumprimento da ordem. “Houve uma determinação do governo para que 70% das frotas voltassem a circular, mas as empresas não estão respeitando e isso é perceptível através da demora nos intervalos entre um ônibus e outro. “Os motoristas estão adoecendo. Eles estão dirigindo, pegando em dinheiro, como eles vão higienizar as mãos o tempo todo? O Grande Recife foi questionado nesta segunda-feira sobre a volta dos cobradores, mas até o momento não nos responderam”, explica.
Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que na manhã desta terça-feira (21), registrou atraso de uma viagem da linha 861 – TI Xambá/TI Joana Bezerra, o que ocasionou uma demanda maior de usuários na viagem seguinte, e que pelo atraso a empresa Caxangá foi notificada. O Consórcio também comunicou que a linha 026 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra operou com menos ônibus que o programado, resultando no aumento da demanda da linha 080 – Joana Bezerra/Boa Viagem, e que por conta do descumprimento da ordem de serviço estabelecida, a Borborema (empresa operadora destas duas linhas) foi autuada.