Prefeitura do Paulista divulgou, nesta quarta-feira (04), o balanço de ações de reflorestamento de áreas que sofreram supressão de vegetação acarretando crime ambiental.
O trabalho de compensação promoveu o plantio de mais de 3 mil mudas oriundas da Mata Atlântica, em quatro hectares da Mata do Frio, nos meses de junho e julho.
Espécies como: ipê-amarelo, ipê-roxo, pau-brasil, pau-ferro, sombreiro, maçaranduba, craibeira, baraúna, amescla-de-cheiro, barriguda, mulungu, visgueiro, entre outras, já estão fazendo parte da paisagem que estava desmatada. O ecossistema antes existente no local foi recuperado, servindo novamente de abrigo para espécies de aves que retornaram às áreas reflorestadas.
“Semanalmente, estamos com nosso trabalho de fiscalização, em conjunto e com o apoio da Cipoma e da Depoma, nas áreas que já identificamos pelas imagens e vídeos de voos de drone”, destacou o secretário-executivo de Meio Ambiente, Clécio Araújo.
Com esses dados, realizamos o reflorestamento durante o ano de 2022 de mudas de plantas e árvores, na Mata do Frio, especificamente e os resultados já aparecem. “Observamos o retorno de espécies animais por causa do sombreamento, além dos nutrientes que a vegetação voltou a oferecer”, pontuou o Secretário.
Fotos: Prefeitura do Paulista