Governador Paulo Câmara (PSB) se reuniu nesta terça-feira (23), com representantes do Banco Mundial, para viabilizar a captação de recursos a serem investidos no setor hídrico, em áreas rurais do Estado. Em videoconferência com especialistas da instituição foram apresentados dados sobre a economia de Pernambuco, incluindo o índice da Capacidade de Pagamento – Capag, que atualmente está no patamar B, que permite ao Estado a contratação de empréstimos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais.
O Governador falou sobre a importância de captar os recursos para área rural, que também vem sendo beneficiada com investimentos estaduais, previstos no Plano Retomada.
“Nosso objetivo é alavancar investimentos no Estado e ter parcerias para deixar para o futuro nessa área hídrica das zonas rurais. Nós temos interesse de avançar tanto no abastecimento de água e saneamento como também em outras áreas difusas”, destacou Paulo Câmara.
A reunião contou com a participação dos secretários estaduais Décio Padilha (Fazenda), Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão) e da presidente Compesa, Manuela Marinho, além do coordenador de operações em Água e Infraestrutura para o Brasil do Banco Mundial, Luis Alberto Andres.
Também estiveram presente, o especialista sênior em Saneamento do Banco Mundial, Juliana Menezes Garrido, economista principal para o Brasil, Shireen Mahdi, gerente de operações para o Brasil, Sophie Naudeu, especialistas sêniores em Salvaguardas Ambientais, Agnes Velloso e Maria Ines Miranda Barros, bem como o especialista em saneamento Jean Martin-Brault.
Foto: Hélia Scheppa/SEI