PAULO CÂMARA EMPURRA PARA PREFEITOS DECISÃO SOBRE ABERTURA DE PRAIAS E PARQUES

Governador Paulo Câmara (PSB), que anteriormente  determinou o  fechamento de praias, parques e calçadões no Estado, surpreende  com decreto assinado nesta sexta-feira(19), colocando a regulamentação  de acesso destes locais  a cargo das prefeituras das cidades. 

  “São as gestões municipais que decidirão, agora, se reabrem os equipamentos públicos  fechados em todo o estado desde o dia  04 de abril. A nova medida passa a valer neste sábado (20). A decisão, segundo o texto não se aplica às 85 cidades das regiões da Mata Sul e Norte e do Agreste que ainda   não estabilizaram  os números de contaminação.  A restrição, portanto permanece,  por exemplo, nos municípios de: Caruaru, Garanhuns, Palmares e Goiana.

   Com relação às praias, o decreto é válido apenas para as cidades da Região Metropolitana do Recife – RMR. Faixas litorâneas das cidades da Mata Sul e Norte,  permanecem fechadas.

 “Essa decisão leva em consideração as peculiaridades apresentadas por esses equipamentos públicos, que são tão importantes para a população, para a cadeia do Turismo e para diversas atividades das economias locais”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

 Recife, por exemplo, libera praias e parques a partir deste sábado (20), para exercícios individuais, como caminhadas, corridas e ciclismo.  A ciclofaixa de turismo e lazer será retomada no domingo (21). O processo de flexibilização das atividades econômicas no Estado foi iniciado no começo de junho, após  15 dias de lockdown  no Recife e outras quatro cidades da RMR. A partir de segunda-feira (22), reabrem para clientes os  shoppings e grandes lojas. Celebrações religiosas em templos e igrejas também estão neste calendário.

RECIFE

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta-feira (19), que autoriza a partir de amanhã (20), as atividades físicas em áreas públicas da cidade, que inclui parques, calçadões das orlas e demais áreas livres do município.

O anúncio da liberação por parte da prefeitura ocorre após o governo de Pernambuco entregar a decisão aos municípios sobre a reabertura de parques e praias. No domingo (21), será liberada no Recife a ciclofaixa de turismo e lazer.

O retorno, no entanto, não permite o consumo de alimentos, abertura de barracas e aglomerações. Além disso, também continua proibida a prática de esportes coletivos na praia e uso de guarda-sol e isopor.

“Estamos liberando as caminhadas, as corridas e o ciclismo em áreas públicas da cidade. Aqui no Recife, os indicadores da pandemia da Covid-19 estão em queda há mais de 30 dias, situação diferente da do Brasil como um todo, onde os indicadores ainda crescem”, Comunicou o prefeito Geraldo Julio durante a coletiva realizada hoje.

O prefeito ressaltou que a atividade física é importante para o corpo, mas também para a saúde mental. Ele também frisou que mesmo com a retomada dessas atividades em locais públicos, é necessário o uso constante da máscara e medidas de higiene para a prevenção da Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *