PCR IMPLANTA NOVAS CICLOFAIXAS E REALIZA AÇÕES PARA ASSINALAR O DIA MUNDIAL SEM CARRO

Para assinalar o Dia Mundial Sem Carro, celebrado nesta quarta-feira (22), a Prefeitura do Recife promoveu uma série de ações nas ruas da capital pernambucana. Ainda na noite da terça-feira (21) foi implantada a segunda etapa da Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque, em Santo Amaro.

Também foi entregue a requalificação de um trecho da Rua Treze de Maio, que agora será bidirecional e instalado via de trânsito calmo com uso de urbanismo tático, com o objetivo de reduzir o índice de sinistros de trânsito no local.

Durante o dia de hoje, artistas educadores da Trupe da CTTU realizaram ações educativas nas ruas para chamar pessoas dos veículos motorizados a fazer o seu trajeto de bicicleta.

Eles ocuparam algumas das principais vias da cidade, como: o cruzamento das Avenidas Mário Melo e Cruz Cabugá, em Santo Amaro, para conscientizar os condutores sobre a importância do respeito aos mais frágeis no trânsito e o estímulo ao uso de bicicleta.

A empresa Tembici, responsável pelo BikePE, disponibilizou 500 vouchers para retirada gratuita das bikes do projeto como forma de incentivar a mobilidade ativa por bicicleta e a descarbonização da cidade.

A promoção é válida para novos usuários e tem vai até a sexta-feira (24). Os novos usuários poderão utilizar o código PEDALAPE para adquirir os planos mensais.

A convite da vice-prefeita Isabella de Roldão – um grupo de secretárias e secretários do município cumpriram percurso até a sede da Prefeitura usando bicicleta.

Participaram, entre outros, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, a secretária de Saneamento, Érika Moura e a secretária-executiva de Esportes, Yane Marques.

O grupo passou pelo Marco Zero, para reforçar a mensagem da gestão, sobre a necessidade de reduzir a emissão de gases poluentes a partir da adoção de modais sustentáveis.

“De bicicleta e a pé, chamamos atenção sobre a necessidade de reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera e a circulação de veículos motorizados, além de provocar também a reflexão sobre meios de melhorar a nossa qualidade de vida, combatendo o sedentarismo e facilitando a circulação nas vias”.

“A gestão do prefeito João Campos tem priorizado o pedestre e o ciclista. Já são quase 160 km de malha cicloviária e seguiremos avançando, com 10 km implantados somente neste primeiro ano de trabalho”. 

“A bicicleta é um meio essencial para cumprirmos o nosso compromisso de construir uma cidade mais saudável e fazer do Recife a capital da sustentabilidade no Brasil”, disse a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão.

Também dentro da programação do Dia Sem Carro, a  Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizou, hoje, o plantio de 26 árvores das seguintes espécies: Pau-brasil, Craibeira, Ipê amarelo e Pau-ferro, todas nativas da Mata Atlântica.

O local escolhido foi o canteiro central da Avenida Mário Melo –  ao longo da ciclovia Graça Araújo. Além de proporcionar sombra à ciclovia,  o plantio trará maior  conforto térmico,  aumento da captura de  gás carbônico, além do amortecimento de barulhos.

Somado a estes benefícios, as árvores vão servir de abrigo, especialmente para os pássaros, e deixar a paisagem mais bonita.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, destaca que, além de contribuir com o meio ambiente, andar de bicicleta é econômico e também traz benefícios para a saúde e o bem-estar.

“A forma escolhida para se locomover afeta diretamente o jeito de viver,  não só de um indivíduo, mas de toda uma comunidade. Veículos que usam combustíveis fósseis têm participação direta no aumento da poluição do ar, hoje é o setor que mais emite gases do efeito estufa no mundo”.

Por isso, devemos buscar outras alternativas de locomoção e, acredito que optar pelo uso da bike é uma boa opção. Além de cuidar do planeta,  a pessoa ainda estará cuidando diretamente da sua saúde e bem-estar”, destacou o Secretário.

SEMANA DE MOBILIDADE

A Semana de Mobilidade do Recife tem o objetivo de chamar a população para debater a segurança viária na cidade e conscientizar sobre boas práticas de respeito às leis de trânsito. Em 2021, o período trouxe programações voltadas para segurança viária em três eixos: engenharia, fiscalização e educação para o trânsito.

As equipes realizaram ações educativas para incentivar o uso de bicicleta e o respeito aos ciclistas, além de intervenções viárias que invertem a prioridade do trânsito, como ampliação de Faixa Azul e das rotas cicláveis, além de uma nova área de trânsito calmo.

Da redação do Po

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *