PEQUENO ASTEROIDE É DESCOBERTO POUCO ANTES DE PASSAR BEM PERTO DA TERRA.

Foi por pouco!  Um asteroide passou extremamente perto de nosso planeta, sem aviso prévio.  Medindo entre 2,3 e 5,2 metros de diâmetro, o objeto é considerado pequeno nos padrões cósmicos, sendo que ele foi descoberto apenas algumas horas antes de “passar raspando” na Terra no último domingo.

 “Bem raspando porque chegou realmente perto de nós”. O objeto que foi chamado de 2020 OY4 passou  cerca de 42 mil quilômetros do nosso planeta — algo equivalente a 11% da distância média entre a Terra e a Lua.    O objeto foi detectado pela equipe que opera o Mt. Lemmon Survey (MLS), observatório que especificamente busca por objetos próximos a Terra (os chamados NEOs — sigla para Near Earth Objects) e que faz parte do projeto Catalina Sky Survey – CSS. 

 O observatório fica no estado norte-americano do Arizona e conta com financiamentos da  NASA.  Equipe  usa um telescópio de 60 polegadas para fazer varreduras periódicas no céu durante a noite.  Mas, calma!  A passagem do 2020 OY4, não representou risco algum ao nosso planeta, mesmo que ele tenha ficado tão próximo de nós  por ser  muito pequeno,   impossível de ser visto a olho nu. 

 Ainda assim, a sua descoberta “aos 45m do segundo tempo” reforça os perigos iminentes que objetos próximos à Terra podem representar –  em especial os desconhecidos, que acabam nos surpreendendo quando são detectados tão em cima da hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *