PREFEITA DE IGARASSU PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DE RESTAURO, DA IGREJA COSME E DAMIÃO

Prefeita de Igarassu, professora Elcione Ramos (PTB) e o vice-prefeito Amaury Henrique, participaram neste final de semna, da solenidade de entrega da primeira etapa da restauração da Matriz dos Santos Cosme e Damião – a igreja fundada 1535, é a mais antiga em funcionamento, do País.

A igreja possui o estilo maneirista – uma transição entre o medievo e o barroco teve as estruturas do altar-mor e o presbitério. totalmente restauradas.

Também participaram do evento: o pároco de Igarassu padre Josivan Bezerra – presidente da Agência de Desenvolvimento de Igarassu (Ademig); ex-prefeito Mario Ricardo e a presidente da Câmara municipal Erika Uchôa; ex-senador e ex- ministro Armando Monteiro, bem como, os vereadores Valdemar Nunes conhecido por Maguila,  Luiz dos Passos Jr e Aristoteles.

Prestigiaram o acontecimento, o diretor Regional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Ricardo Rodrigues; secretário-executivo de Patrimônio Guilherme Pães Barreto; professor e historiador Jorge Barreto e também o diretor- executivo do Patrimônio Histórico

Foi registrado ainda, as presenças do suplente de deputado estadual Miguel Ricardo e do vereador do Recife, Eriberto Rafael (PP), além de várias autoridades e o público em geral.

A Matriz passou por seis  momentos de restauração e a última reforma foi em 1958. Para o momento atual , faz parte do projeto de restauro e reforma o conjunto arquitetônico Santos Cosme e Damião.

O padre Josivan agradeceu o esforço dos gestores para que a obra acontecesse.“Esta igreja é a riqueza patrimonial do povo de Igarassu e de Pernambuco, que este novo altar seja um sinal de ressureição”, frisou.

O ex-prefeito e presidente da Ademig Mário Ricardo destacou o momento importante quanto filho de Igarassu e lembrou que a prefeita vai regar essa semente e plantar novas árvores.É possível se fazer as coisas quando a gente acredita e conta com a união de todos”, reforçou.

Prefeita professora Elcione Ramos destacou que cada  detalhedo trabalho realizado foi acompanhado e muito vibrado, o que representou uma vitória. “Aqui, nasceu Pernambuco e a Matriz é do povo , estamos no recomeço de tempos melhores e continuarei na luta dando o melhor para minha cidade”, lembrou a prefeita. 


Fotos: Gustavo Guerra/PMI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *