Prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), apresentou nesta quinta-feira (10) um balanço das ações realizadas nos 100 primeiros dias de sua gestão. A chefe do Executivo municipal também entregou, no Bairro de Peixinhos, a pavimentação da Rua Antônio de Matos, com ato realizado às 18h.
A via se soma às ruas 61, no Bairro de Rio Doce e Joana Norberto Pessoa, em Casa Caiada, que também receberam intervenções semelhantes. Mirella assinou ainda a ordem de serviço para o calçamento da Rua Geraldo Silva, no Monte, que já está em obras.
“Fizemos muito em pouco tempo e pode ter certeza de que vamos realizar muito mais obras e serviços no município. Com dedicação, planejamento e inovação, vamos garantir novas conquistas para a população e transformar Olinda em uma cidade cada vez melhor para todas e todos”, afirmou a Prefeita.
Entre as ações destacadas, estão a instalação de 48 câmeras de videomonitoramento no Sítio Histórico, que operam 24 horas por dia, e a utilização de patinetes elétricos pela Guarda Municipal para reforçar o patrulhamento na orla.
A gestora também implementou a Patrulha Maria da Penha, com funcionamento ininterrupto. A iniciativa foi acompanhada do lançamento do Projeto “Maria da Penha Vai à Escola”, criado por decreto, voltado à formação de estudantes, educadores e profissionais da rede de ensino para a prevenção da violência contra a mulher.
Na área de recursos humanos, a gestão nomeou cerca de 400 aprovados em concurso público, incluindo mais de 250 professores, 110 profissionais da saúde e 15 servidores para as Secretarias de Patrimônio e Obras. Também foi lançado edital para contratação de 600 auxiliares de educação. O resultado final do processo seletivo está previsto para este mês.
Na saúde, foi realizado um mutirão com aproximadamente 300 cirurgias de catarata, além da ampliação de serviços como vacinação, enfermagem e consultas. As unidades móveis de atendimento, como o Odontomóvel e a Clínica Móvel, estão em circulação por diversos bairros.
A gestão também está executando obras de contenção de encostas, com aplicação de técnicas como solo grampeado e colocação de geomantas em áreas como Alto da Bondade, Alto Bela Vista e Ouro Preto. Outras frentes de trabalho incluem a requalificação da orla, a construção do Parque do Fragoso e a reforma do Mercado dos Frios, em Peixinhos.
Foto: Arquimedes Santos




