Prefeitura de Olinda por meio da Secretaria de Educação,lançou nesta terça-feira (13) o Programa “Escola, Faltar Nem Pensar! Aqui é o Meu Lugar”, que visa identificar e acompanhar os alunos que estão fora das salas de aula e, assim, implementar políticas para reduzir a evasão nas escolas da rede municipal de ensino.
O lançamento ocorreu no auditório da Uninassau, no Shopping Patteo Olinda, e contou com a presença do prefeito da cidade, professor Lupércio e da secretária de Educação, Edilene Soares. Além desse programa, a Secretaria de Educação de Olinda apresentou, o Sistema de Informações Educacionais de Olinda (Sieo).
De acordo com a gestão, o Sieo permite um maior controle de informações referente aos alunos das escolas municipais. O registro de presença, notas e atividades do estudante serão feitos a partir desse sistema, que vai garantir maior controle na permanência desses estudantes no ambiente de ensino.
O projeto tem como objetivo, fortalecer a participação dos alunos e familiares no desenvolvimento educacional, a partir da localização dos infrequentes. O programa “Escola, Faltar Nem pensar! Aqui é o Meu Lugar” irá atuar de forma integrada, envolvendo diversos setores da administração municipal para identificar as principais causas da evasão escolar e desenvolver ações efetivas para combatê-la.

A secretária da Fazenda de Olinda, Mirella Almeida, também esteve presente no lançamento do novo programa que contou, ainda, com representantes das demais secretarias municipais.
“A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade e não podemos permitir que nossos estudantes fiquem fora das escolas. Reconheço todo o trabalho dos professores e os parabenizo, pois são verdadeiros heróis”, enfatizou o prefeito Lupércio.
Durante a solenidade, foram apresentadas as principais diretrizes dos programas, que incluem a identificação dos alunos em situação de evasão escolar, o fortalecimento dos laços entre escola, família e comunidade.
O programa contará com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da Educação, Assistência Social, Saúde e Segurança, que vão atuar de forma conjunta para identificar e acolher os alunos que estão fora das escolas.
Fotos: Secretaria de Comunicação de Olinda




