Fotos: Marcos Pastich/PCR
Comunidade Rosa Selvagem na UR-7/Várzea, na Zona Oeste do Recife, é a 55ª beneficiada pelo programa Mais Vida nos Morros, política pública realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana.
O Programa tem como objetivo, reinventar a cidade e combater a desigualdade socioespacial, a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para todos.
Na manhã deste domingo (14), foi dada a largada para as ações na localidade, com um mutirão de pintura de casas e o início da intervenção artística na obra de contenção de encosta, na Rua João Carneiro da Cunha – uma das maiores já realizadas pela Prefeitura do Recife. O prefeito João Campos esteve no local, conversou com os moradores e acompanhou de perto, a ação.
“A gente está hoje visitando essa ação do Mais Vida nos Morros, em Rosa Selvagem. Essa é a maior obra de proteção de encosta feita na última década, pelo então prefeito Geraldo Julio. E agora a gente dá início ao Mais Vida nos Morros. Aqui vai ser feita toda a pintura dessa área, pintura das casas, um espaço de lazer para as crianças, mobiliário urbano, para garantir cidadania para essa área importante”
Na ocasião, quatro artistas locais ( Lelo Boy, Bode, Will e Mega) iniciaram as intervenções de arte urbana, na contenção da encosta da barreira, que tem 6.450 m². Além de serviços de drenagem, o local foi beneficiado com um muro de 190 metros de comprimento e 40 de altura, feito com tela argamassada. A rua que passa por cima, também recebeu serviços de drenagem e uma nova pavimentação. O espaço ganhou ainda, escadaria, rampa e corrimão.
A copeira Ana Lúcia Venâncio, 52 anos, mora há 20 anos próximo a encosta. “No ano passado conseguimos uma vitória. Porque quando chovia, a gente não dormia direito, a gente ficava preocupada” disse ela sobre a obra de contenção de encosta finalizada no local no ano passado. Ela também aprovou a ação do Mais Vida nos Morros: “estou achando muito bonito, gostei da atitude, vai dar mais vida ao morro”.
A pintura da barreira é uma parceria do Mais Vida nos Morros com o Programa Colorindo Recife da Secretaria de Turismo e Lazer. As tintas foram doadas pela Indústria Coral, parceira do Mais Vida nos Morros. Ao longo dos próximos meses, os moradores participarão de oficinas e atividades de planejamento colaborativo para definir as ações que serão implementadas na comunidade.
MAIS VIDA NOS MORROS
Criado em 2016, o Programa Mais Vida nos Morros é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial, a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para todos, principalmente as crianças.
Um dos principais objetivos do programa é transformar os espaços urbanos e as pessoas aumentando o sentimento de pertencimento e o engajamento das comunidades. Até o final de 2020, o programa já havia beneficiado diretamente mais de 54 mil habitantes do Recife.