PREFEITURA DE PETROLINA É DESTAQUE EM POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES

Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, desenvolve ações que garantem melhores condições de trabalho aos professores da educação básica da Rede Municipal de Ensino.

Neste sentido e, dentro da política de valorização do magistério, o município é atualmente umas das cidades do Brasil onde a gestão garante a reserva de um terço de hora aula atividade para os professores efetivos da educação infantil, ensino fundamental-anos iniciais e EJA I e II, com base na lei municipal nº 3.283, do ano de 2020.

A jornada extraclasse é um dispositivo para que os professores possam deixar de usar seu tempo de descanso para planejar e corrigir trabalhos dos estudantes, realizar reuniões pedagógicas, atendimento às famílias dos alunos, investir em formação profissional, dentre outros trabalhos.

A lei estabelece que um terço da composição da jornada de trabalho deve ocorrer sem a interação direta com os estudantes em sala de aula. Para o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, a reserva de carga horária para os professores irá impactar diretamente na qualidade da educação municipal, já que os docentes não precisarão mais desenvolver suas atividades extraclasse no seu tempo livre.

“A categoria terá mais tempo para planejar, garantindo assim uma aula de maior qualidade, pois para levar educação e conteúdo aos estudantes, o educador precisa estar em constante estudo e atualização”

“A hora/atividade é o tempo do professor, fora da sala da aula. Esse tempo é indispensável ao direito à educação, às relações com a comunidade escolar, ao planejamento, ao desenvolvimento do profissional e sua qualificação para o trabalho”, destacou.

A professora Malena Duarte, da Escola Municipal Ricardo Soares Coelho, no N-6, destaca que Petrolina sai sempre na frente quando o assunto é fortalecer as políticas públicas voltadas para o magistério.

“O cumprimento da Lei Municipal sem dúvidas é uma grande vitória para nós. De um lado, ganham os professores e do outro, o município, que assume o seu papel enquanto elemento constituinte da sociedade e que atua em consonância aos princípios legais. A rede de benefícios, porém, não se encerra por aí”.

“Os estudantes, por exemplo, tendem a serem os grandes privilegiados, tendo em vista que o docente dispõe, com a garantia da lei, de tempo suficiente para ofertar uma prática pedagógica significativa”, concluiu Malena.

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