Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho é a primeira cidade da Região Metropolitana a fechar uma parceria com o Ikone Liga Social e com a ONU Habitat – programa especializado em cidades ambientalmente sustentáveis. O objetivo da união é encontrar soluções para a renovação urbana e sustentável do município.
O projeto“ Capital de Suape. Aqui Nasce o Desenvolvimento Sustentável ”, uma alusão à frase “Aqui, Nasceu o Brasil” – marca registrada do município – é o pioneiro na Região Metropolitana do Recife. O Cabo terá uma série de etapas para cumprir os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pela própria ONU.
A cooperação internacional vai trazer responsabilidades para cada uma das partes envolvidas “Vamos aperfeiçoar o modelo de gestão com metodologias inovadoras e desenvolvendo novos conhecimentos de forma inclusiva e sustentável, com ações integradas de mobilidade, saneamento, segurança, energia limpa, educação, saúde, habitação e outros segmentos para transformar a vida dos cabenses”, destacou o prefeito do Cabo, Keko do Armazém.

Oficial nacional da ONU, Rayne Ferreti Moraes declarou que, o trabalho da organização será o de avaliar a cidade em relação aos ODS e, então, buscar os recursos necessários para cada objetivo, além de realizar oficinas de acompanhamento das estratégias da cidade e de formação permanente de pessoal em inovação e impacto social.
Presidente da Ikone Liga Social, Marcos Dubeux afirmou que diversas frentes serão abertas, após a primeira etapa. Reunindo forças na multiplicidade e diferenças de talentos, avançaremos nessa parceria com um conselho estratégico para monitoramento das metas”. Além da cidade, a Ikone também tem parcerias com o Porto Digital e outros projetos de sustentabilidade para as cidades brasileiras.
O Instituto Ikone é braço social da Cone Multimodal – empresa instalada no Cabo de Santo Agostinho especializada em serviços de logística. A organização tem o objetivo de unir empresários e investidores na busca por respostas contra a pobreza, identificando soluções ao redor do mundo que podem ser aplicadas localmente.

Durante seminário de lançamento do PDUI, o oficial sênior da ONU Habitat Allain Grimard, ressaltou o caráter inovador e o grande potencial de impacto social em iniciativas de atuações conjuntas. Rayne Ferreti Moraes, oficial da ONU Habitat no Brasil, fez uma apresentação destacando os principais projetos no País e salientando a missão da agência de atuar em parceria com governos locais, para a promoção dos ODS nas cidades.
O ONU-Habitat é o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. Foi criado em 1978 e tem sua sede em Nairóbi, no Quênia. Tendo como slogan a frase “por um futuro melhor”, a agência é voltada para a promoção do desenvolvimento social e econômico dos países de forma sustentável, além de empenhar-se em proporcionar uma moradia adequada para todas as pessoas. O órgão trabalha juntamente com diversos atores, como os governos federal, estadual e municipal, universidades, ONGs, instituições privadas e de terceiro setor, entre outras.