PREFEITURA DO RECIFE ABRE INSCRIÇÕES NESTA TERÇA(17) PARA O PROGRAMA EMBARQUE DIGITAL

 Prefeito João Campos PSB) e o secretário de Educação Fred Amâncio anunciaram a abertura das inscrições do Programa Embarque Digital, da Prefeitura Cidade do Recife (PCR), em parceria com o Porto Digital.

De acordo com o gestor, a partir desta terça-feira (17), os estudantes que queiram cursar o ensino superior na área de tecnologia. já podem se inscrever. Estão sendo disponibilizadas 350 vagas, nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, totalmente custeados pela PCR.

As inscrições seguem até o dia 25 de fevereiro e serão realizadas exclusivamente pela internet, através do site do Portal da Educação do Recife (www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br) ou pelo Conecta Recife.

João Campos destacou a importância de se criar oportunidades como esta. “Estamos abrindo mais uma vez as inscrições para o Embarque Digital. São 350 vagas disponíveis a partir de hoje. Então, para quem estudou na rede pública, fez o Enem nos últimos cinco anos e deseja estudar e trabalhar na área de tecnologia, essa é a melhor oportunidade”.

Esta é a 4ª turma do Embarque Digital, que já possui 800 estudantes participando do programa. As instituições parceiras que ficam responsáveis por formar esses novos profissionais são as seguintes: Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). 

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, ressaltou a importância da parceria para a realização do Embarque Digital. “A entrada da Prefeitura do Recife, com o Embarque Digital, vem fazendo toda a diferença no mercado de trabalho. Esse é um projeto baseado no mérito, porque os alunos são selecionados com a nota do Enem e também com uma forte inclusão social”.

“Metade das vagas era para a população negra, mas hoje essa população já representa 66% dos alunos do Programa Embarque Digital. A gente está dobrando o número de formados nessa área na cidade do Recife”, comentou.

Para ter acesso ao programa, é necessário ser residente e domiciliado no Recife, ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública, ter concluído o ensino médio nos últimos cinco anos e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) nos últimos cinco anos.

É importante destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, são prioridades mulheres e estudantes que também cursaram  o ensino fundamental na rede pública de ensino. 

O calendário desta edição prevê a divulgação do resultado final no dia 7 de março, com matrículas entre os dias 8 e 10 de março. As aulas estão previstas para iniciar no dia 14 do mesmo mês.

Com cronograma já estabelecido para o lançamento de novas turmas até 2024, o Embarque Digital conta com um investimento previsto de mais de R$ 30 milhões. Até o momento, o programa já preencheu 800 vagas, sendo 200 em 2021 e 600 no ano passado.  A meta do programa é beneficiar 2.000 estudantes. Informações são da Assessoria de Imprensa – PCR

Foto: Wagner Ramos/PCR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *