Prefeitura da Cidade do Recife lançou neste sábado (27) o edital de licitação para concessão do sistema de bicicletas compartilhadas. Iniciativa prevê uma vigência contratual de dez (10) anos com a empresa vencedora e trará benefícios na ordem de R$ 101.983.914,11 milhões para a cidade. A coordenação é Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, por meio da sua Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas.
O edital estabelece que a empresa vencedora do certame forneça e implemente todo o sistema de bicicletas compartilhadas na cidade fazendo a gestão, cuidando da operação e realizando a manutenção dos equipamentos e do sistema operacional do serviço, que é uma concessão pública. É prevista também a ampliação do quantitativo de bicicletas convencionais, contando ainda com a inovação de disponibilização de bicicletas elétricas, além de assegurar estações para engate em toda a cidade.
Com a concessão Recife passará a ter 120 estações distribuídas em diversos pontos da cidade, uma ampliação de 51,90% no número total de estações atuais que é de 79 pontos. A frota também será ampliada, saindo das cerca de 700 bicicletas convencionais para 960 unidades. O diferencial da nova implementação será a inclusão de 240 bicicletas elétricas disponibilizadas no novo sistema de compartilhamento.
Todas as 1.200 bicicletas contarão com monitoramento via GPS e o usuários poderá fazer uso delas a partir de um aplicativo e site próprios para retirada e devolução nas estações. Além disso, a iniciativa busca promover a educação e a cultura da mobilidade sustentável por meio de campanhas educativas que incentivem o uso de bicicletas e consolidem essa cultura na cidade.
A sessão pública de licitação, a ser realizada eletronicamente, está marcada para 27 de novembro de 2025, às 10h. A previsão é de que a assinatura do contrato ocorra até fevereiro de 2026. Os interessados podem acessar os documentos da licitação no site https://parcerias.recife.pe.gov.br/projetos/concessao-bicicletas-compartilhadas
Foto – Divulgação