PRÉVIA DE CARNAVAL: FINAL DE SEMANA TEM FREVO, MARACATU E SAMBA NAS LADEIRAS DE OLINDA

Olinda já respira Carnaval! Moradores, foliões e turistas podem aproveitar a programação gratuita das prévias nas ladeiras do Sítio Histórico da cidade patrimônio cultural. O fim de semana conta com muito frevo, maracatu e samba.

A Prefeitura do Município detalhou nesta sexta-feira (13) o esquema completo de segurança e infraestrutura para os cortejos e ensaios abertos dos blocos, que acontecem neste sábado (14) e domingo (15).

De acordo com gestão, as secretarias de Cultura, Guarda Municipal, Saúde, Trânsito, Controle Urbano, Direitos Humanos e Assistência Social irão garantir todo o esquema de apoio e segurança aos ensaios, cuja concentração dos blocos começa às 14h. Confira abaixo os serviços oferecidos pela gestão e a programação cultural do final de semana

TRÂNSITO

A partir das 14h haverá controle de acesso em cinco pontos da Sítio Histórico, são eles: Praça Dantas Barreto, Ladeira da Sé, Ladeira da Misericórdia, Rua do Bonfim com a Avenida Liberdade e 27 de Janeiro, além do reforço na fiscalização entre a Rua do Sol e Sigismundo Gonçalves. No mesmo horário será desativada a ciclofaixa, para evitar retenção para quem está chegando na cidade.

Outra novidade é a utilização de um drone para monitorar veículos estacionados de forma irregular, atrapalhando a passagem dos blocos e de pessoas. As imagens serão compartilhadas com as demais secretarias visando ampliar a assertividade das ações, durante o período de realização da festa.

CONTROLE URBANO

Mais de 100 profissionais, entre agentes, fiscais, e defesa civil estarão atuando no reforço para controle para troca de garrafas de vidro por recipientes descartáveis, orientações aos ambulantes. Para evitar acidentes perfurocortante está vetada a entrada de garrafas de vidro por parte dos foliões, bem como a venda proibida pelos comerciantes com estabelecimentos fixos e ambulantes.

Sete pontos de trocas de garrafa de vidro por plástico estarão disponíveis nos acessos ao Sítio Histórico, são eles: sede da Prefeitura com a Rua 15 de novembro, Rua Bispo Coutinho com a São Francisco, Rua Treze de Maio com a Rua da Boa Hora, Rua do Amparo com a Rua da Bica, Avenida Liberdade com a Praça João Alfredo (Cais Bar), Largo do Amparo com a rua do Amparo e início da Avenida Liberdade com a Rua do Bonfim.

ILUMINAÇÃO

A Prefeitura de Olinda intensificou a instalação de luminárias de Led no Sítio Histórico. A medida é uma determinação do prefeito Professor Lupércio, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade na iluminação pública da cidade e mais segurança para moradores, turistas e foliões.

Os trabalhos foram iniciados na noite da última terça-feira (10), na Avenida Liberdade, em frente a Faculdade Focca. O Sítio de Seu Reis, as ruas 7 de Setembro, 27 de Janeiro, além da travessa e praça de São Pedro receberão nova iluminação nos próximos três dias.

A Secretaria de Cultura está disponibilizando 54 cabines de banheiros químicos nos principais locais de concentração de foliões durante as prévias. Os banheiros estarão distribuídos no Carmo, ao lado Correios (próximo a parada de ônibus), Fortim do Queijo, rua Porto Seguro (ao lado da Venda de Seu Biu).

Também estão instalados na Praça do Carmo (dentro da praça), na Ribeira (no beco em frente ao Mercado), Largo do Amparo (ao lado da igreja) e no Alto da Sé em dois locais, (na subida da ladeira da Sé e no estacionamento da Academia Santa Gertrudes).

Profissionais estarão atuando no percurso dos blocos, com ações preventivas de combate ao trabalho infantil,  vulnerabilidade social e junto com o conselho tutelar do município. A Guarda Municipal contará com e efetivo de 35 agentes realizando rondas no Sítio Histórico e também no suporte aos profissionais do poder público durante as prévias.

PROGRAMAÇÃO

Sábado 14/01

  • Cortejo – T.C.M Rebylleuria – concentração às 14h, na rua do Bonfim;
  • Cortejo – Os de Batera – concentração às 14h, na Praça do Carmo;
  • Ensaio – Baquetando Bloco Percussivo – concentração, às 15h, na Praça Maxambomba;
  • Ensaio – Maracatu Atômico – Umuarama,  no Bar do Nivaldo, às 14h;
  • Hoje A Mangueira Entra – Clube Atlântico de Olinda. às 19h.

Domingo 15/01

  • Cortejo – Tcm O Fodão – Rua 27 De Janeiro, 128 (Sede da Pitombeira dos Quatro Cantos), às 15h;
  • Cortejo – Batucada Atômica – Praça da Igreja de São Pedro, às 14h
  • Cortejo – Bateria Cabulosa – Rua 27 de janeiro, às 15:30h
  • Cortejo – Afojubá Batuque Recife – Praça João Alfredo, às 15h
  • Cortejo – Tcm Menino Da Tarde – Rua 27 de Janeiro, às 13h
  • Cortejo – Grupo Tambores D`Saia – Praça do Carmo, às 15h
  • Cortejo – Grupo Percussivo Kangoma – Em frente a Prefeitura de Olinda, às 15:30h
  • Cortejo – Grupo Batadoní, Praça da Abolição, às 15:30h
  • Ensaio – Fábrica De Samba – Praça Monsenhor Fabrício, às 14h
  • Ensaio – Escola De Samba D’breck – Praça do Baobá, às 15h
  • Ensaio – Sambadeiras – Centro Cultural Luiz Freire, às 14h
  • Ensaio – Sombatuki – Rua Treze de Maio, às 13h
  • Ensaio – Afoxé Oyá Alaxé – Mercado da Ribeira, às 15h.

Foto: Sandro Barros / PMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *