Folha PE
O inverno se despede do Hemisfério Sul nesta segunda-feira (22), às 15h19, abrindo caminho para a primavera. Em Pernambuco, a estação das flores ficará marcada por um tempo mais seco e temperaturas mais altas.
Segundo o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac, Hailton Dias, três grandes mudanças poderão ser observadas nessa troca de estações. “Para Pernambuco, ela [a primavera] marca a transição do período mais chuvoso para o período mais seco em todo o Estado. As três principais mudanças significativas ocorrem na chuva, na temperatura e na umidade relativa do ar”.
Junto aos veranicos, períodos de calor e seca que ocorrem em épocas fora de estação, são esperadas temperaturas máximas de 30°C, para a região litorânea do Estado e valores que ultrapassem os 35°C no Agreste e Sertão.
“A gente tem uma elevação gradual enquanto se encaminha da primavera para o verão, que se inicia em 21 de dezembro. Então, com isso, as temperaturas vão ficando maiores à medida que vai chegando esse dia. Os dias vão ficar mais longos, porque o sol está no Trópico de Capricórnio e, eles vão ficar mais ensolarados”, explicou o meteorologista.

A maior preocupação está na umidade relativa do ar, principalmente para os moradores do interior do Estado. “No litoral, a questão da umidade é um pouco menor porque existe a proximidade com o oceano. Mas, no Agreste, ela já chega a níveis intermediários e, no Sertão, essa umidade pode cair abaixo de 5%. A Apac sempre avisa com alertas de baixa umidade em regiões como: Salgueiro, Petrolina, Araripina, Ouricuri”, informou Hailton.
ESTAÇÃO DAS FLORES
A primavera em Pernambuco traz mais flores no litoral. Já no Agreste e no Sertão, onde o clima fica muito seco nesta estação, o florescimento é menor. De acordo com a bióloga e professora de biologia Juliana Oliveira – o aumento da luz, dias mais longos e temperaturas amenas favorecem a atividade metabólica das plantas, enquanto a baixa umidade em algumas regiões limita esse florescimento.
“A primavera é uma transição de estações, então o que favorece o florescimento é que, diferente do inverno, a luz solar aumenta, o clima fica mais ameno, nem tão quente e nem tão frio. Então as flores são beneficiadas nesse ponto, porque o metabolismo delas aumenta e elas saem do período de dormência em que ficam no inverno. Por isso, vemos mais flores que o normal”, explicou Juliana.
Fotos – Divulgação