PRISCILA KRAUSE PEDE AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO DO ESTADO ALVO DE OPERAÇÃO DA PF

Deputada estadual Priscila Krause (DEM) disse, através de sua conta no Twitter, que o governador Paulo Câmara (PSB) precisa afastar do cargo de secretário, o chefe do Gabinete de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco, Renato Xavier Thiebaut, que é alvo da Operação Playback, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (15).

Ela afirmou que “manter como estar é concordar com os ilícitos” apurados pelo órgão policial. “É a segunda vez que a secretaria que cuida dos projetos estratégicos do governo do PSB é alvo da PF. Na primeira, Paulo Câmara nada fez. Secretário muito influente na cúpula do governo recebia segundo a PF vantagens de grandes fornecedores do Estado – reformas e moradias”, completou.

Ainda de acordo com a Parlamentar, a operação de hoje é a continuidade da Operação Articulata, deflagrada em dezembro de 2020, que por sua vez foi originada da Operação Casa de Papel – uma das sete investigações instauradas no âmbito da Prefeitura do Recife em decorrência de investigações nos gastos Covid-19.

Priscila lembrou que a gestão estadual “vai seguindo a mesma linha da gestão do PSB no Recife, elevando a corrupção ao pedestal de símbolo e marca”.

Conforme as informações divulgadas pela Polícia Federal, parte dos fornecedores que teriam garantido vantagens ao secretário estadual – como a sua moradia no Recife – também são investigados por comandarem, através de laranjas, empresas que venderam via dispensa de licitação, materiais superfaturados e superdimensionados para a administração Geraldo Julio, durante a pandemia ( AJS Comércio e Saúde Brasil Comércio de Materiais Médicos).

Chefe do Gabinete de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco desde o início da primeira administração Paulo Câmara, em 2015 – Renato Thiebaut é responsável por gerir e articular ações estratégias da administração estadual.

No escopo de suas atividades estão obras como: a construção do Hospital Governador Eduardo Campos, em Serra Talhada; Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga e das UPAs de Carpina e de Escada, por exemplo.

Renato Thiebaut foi assessor parlamentar do então deputado federal Eduardo Campos, entre 2002 e 2004, chefe de gabinete do Ministério de Ciência e Tecnologia na gestão do ex-ministro Eduardo Campos (2004 e 2005). Enquanto Eduardo foi governador de Pernambuco, Thiebaut ocupou o comando da sua chefia de gabinete (2007 a 2014).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *