PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM FAZEM ATO DE PROTESTO NO RECIFE E INTERIOR DE PE

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (30), auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros de Pernambuco aderiram a paralisação nacional da categoria, pela aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, que estabelece o piso salarial nacional e jornada laboral de 30 horas semanais para todos os profissionais da enfermagem. 

No Recife, os trabalhadores realizaram uma carreata cuja concentração começou em frente ao Chevrolet Hall, em Olinda, e seguiu até a sede da Secretaria Estadual de Administração – SAD, no Bairro do Pina, Zona Sul da capital pernambucana.

Lá, representantes que compõem o Fórum das Entidades da Enfermagem de Pernambuco pretendem entregar o um documento solicitando a negociação de pautas como: reajuste salarial, insalubridade em grau máximo (40%) e fim do 11º plantão. 

Ação idêntica também e acontece nos municípios de Caruaru e Garanhuns, no Agreste desde às 8h, ,além de Arcoverde e Petrolina, no Sertão do Estado. 

A categoria se queixa que a gestão estadual não dialoga com os sindicatos. “O senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo Bolsonaro, se nega a apoiar o PL, aceitando a pressão dos prefeitos e do setor privado alegando que o impacto econômico torna inviável a aprovação da matéria.

No entanto, a inclusão destes profissionais no orçamento público será uma decisão política do governo que pode encontrar mecanismos para a sua viabilidade”, afirmou o presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco – Satenpe, Francis Herbert.

O Fórum é composto pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco – Satenpe, Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco – SEEPE, Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco- Coren/PE e Associação Brasileira de Enfermagem – Seção PE – Aben.  


Nacionalmente, o objetivo da mobilização, é pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), responsável pela tramitação do projeto na Casa. Neste sentido, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, Gilmar Júnior, afirmou que na terça-feira (29), Pacheco se reuniu com o Conselho informando que entregará uma proposta alternativa ao texto original do PL.

“Essa proposta vai ser apreciada pelo fórum nacional das entidades de enfermagem, que vai submeter essa proposta à grande comunidade de enfermagem por algum meio eletrônico, e a comunidade vai poder opinar”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *