Governadora Raquel Lyra (PSD) entregou neste sábado (27), em Buíque, no Agreste Meridional, obras e serviços que somam mais de R$ 10,4 milhões em investimentos no município. A agenda incluiu a entrega de um novo Centro de Educação Infantil, com vagas para mais de 300 crianças, a inauguração do Centro de Referência da Mulher, a entrega de 11 dessalinizadores para comunidades rurais e a assinatura de autorização de licitação para pavimentação de 18 vias urbanas.
“Vir aqui inaugurar uma creche, para mim, é como se a gente estivesse inaugurando 350 vidas. Quem é mãe, como eu, sabe a diferença que é ter um filho na escola. Igual a essa, nós vamos entregar 250 em Pernambuco. Isso é começo para que possamos garantir às nossas crianças o direito de aprender desde cedo, e à mãe o de sair para trabalhar. Não vamos desistir do sonho de fazer Buíque crescer e nenhum filho daqui precisar ir para outro lugar para ser feliz”, afirmou Raquel Lyra.
O prefeito de Buíque, Túlio Monteiro celebrou as entregas. “A gente, enquanto gestor, é muito feliz, assim como o povo buiquense. São intervenções que mostram a verdadeira política pública, que é feita com respeito, com honestidade e com coração, que vai realmente chegar a quem está na ponta, a quem está precisando”, comentou.

O novo Centro de Educação Infantil Blésman Modesto de Albuquerque que recebeu investimento superior a R$ 6,1 milhões, conta com 10 salas de aula (duas para berçário, três para maternal e cinco para pré-escola) e capacidade para atender até 324 crianças.
A construção da unidade integra o Programa Juntos pela Educação, em parceria com as secretarias de Educação, Projetos Especiais – Sepe e a Companhia Estadual de Habitação e Obras – Cehab. O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou a importância da entrega. “Cuidar da primeira infância, porque é através dela, da educação, da alfabetização na idade certa, que a gente consegue que os meninos avancem”.
Presente na solenidade, o deputado federal Fernando Monteiro também se pronunciou. “O dia de hoje é histórico. Só sabe a importância de ter uma creche, as mães e pais que mais precisam”. O deputado estadual Jarbas Filho completou: “Essa entrega traz tranquilidade e conforto às famílias, porque as crianças terão o que há de melhor na educação”.
INAUGURAÇÃO
Governadora também inaugurou o Centro de Referência da Mulher (CRM) de Buíque O equipamento passa a integrar a rede estadual de enfrentamento à violência contra as mulheres, oferecendo acolhimento, acompanhamento psicológico e social e orientação jurídica. O investimento foi de R$ 305 mil. A unidade integra a maior expansão da rede estadual já realizada em Pernambuco e amplia de 30 para 61 o número de Centros de Referência da Mulher no Estado.

DESSALINIZADORES
O município também foi beneficiado com 10 novos sistemas de dessalinização instalados nas zonas rurais. Com o investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, o equipamento irá beneficiar mais de 3.500 moradores”. Essa é uma das ações mais importantes, porque ela privilegia pessoas que nunca foram contempladas, e a gestão tomou a firme decisão de promover o abastecimento dessas comunidades”, afirmou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.
As localidades contempladas são: Sítio Riachão, Sítio Ouricuri, Sítio Pereiros, Sítio Kágados, Sítio Lajes, Sítio Cafundó, Sítio Morro Vermelho, Sítio Xerém, Povoado Amaro e Sítio Logradouro. Além disso, foram autorizados as licitações para obras de infraestrutura viária no município, coordenadas pela Cehab, com investimento total estimado em R$ 4,7 milhões.
O primeiro lote prevê capeamento asfáltico e sinalização em 11 vias urbanas, abrangendo 2.909,50 metros. O segundo lote contempla pavimentação em pedra granítica, drenagem, calçadas e sinalização em outras sete ruas, com extensão de 1.533,70 metros.
Participaram da solenidade, o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, o deputado estadual Kaio Maniçoba e o diretor de obras da Cehab, Samuel Azevedo. Também estiveram presentes os prefeitos Marcelo de Alberto (Inajá); Professor Ronaldo (Tupanatinga); Pedro Pilota (Itaíba); Júnior de Audálio (Manari e Elton Martins (Águas Belas).
Fotos: Hesíodo Góes/Secom/Secom GovPE




