Prefeito João Campos (PSB) anunciou nas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (25), que o Recife está pronto para aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, em idosos e imunossuprimidos.
O munícipio aguarda apenas a formalização por parte do Ministério da Saúde para poder iniciar o processo na imunização desse público.
“Estamos prontos para garantir a 3ª dose da vacina. A Prefeitura do Recife aguarda apenas a liberação do Ministério da Saúde, para realizar esse reforço. Pessoas idosas e imunossuprimidos serão novamente vacinados com organização, agilidade e segurança”, disse o Prefeito na tarde de hoje.
A execução dessa estratégia está sendo discutida para garantir que, a aplicação da dose de reforço seja feita com organização, agilidade e segurança. Tão logo o órgão federal repasse as orientações em nota técnica e envie as novas doses, o município dará início a essa nova etapa da imunização contra a Covid-19, uma vez que a cidade já dispõe de toda estrutura montada.
No Recife, a vacinação está aberta para toda a população adulta da cidade, além dos adolescentes 12 a 17 anos com deficiência ou comorbidades, gestantes e puérperas (com filhos até um ano) e os jovens de 16 e 17 anos em geral. Para receber a dose da vacina, é necessário realizar o cadastro e o agendamento através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.
A Prefeitura do Recife disponibiliza 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação e outros 14 como drive-thrus, em que não é preciso descer do veículo para receber a vacina.
Até o momento, o Recife já aplicou 1.587.306 de doses de vacina anticovid. Desse total, 1.019.821 são de primeira dose; 507.531 são de segunda dose; e 59.954 são de dose única. Atualmente, 87,2% da população adulta já está com pelo menos uma dose da dose vacina e 45,8% deste mesmo público está com esquema vacinal completo.