ROMERO SALES AFIRMA QUE PERNAMBUCO TEM A MENOR OFERTA DE ÁGUA TRATADA DO PAÍS

Deputado estadual Romero Sales Filho (PTB), disse nesta quarta-feira (24), durante sessão plenária da Assembleia Legislativade Pernambuco – Alepe, que mais de 50% da água que é tratada em Pernambuco não chega à torneira da população segundo levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS.

“Este é apenas um, de uma série de problemas enfrentados por quem depende da Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa, ressaltou. O parlamentar destacou um levantamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, que mostra o Estado com a menor ofertade água potável do País.

” Infelizmente, mais da metade dos pernambucanos não têm água em casa pois falta manutenção e há inúmeros vazamentos na rede de abastecimento” criticou.

“Enquanto a Compesa prega uma política fora da realidade para aparentar ser referência nacional na qualidade da prestação de serviços de abastecimento de água e saneamento, sabemos que a verdade é outra: desserviço prestado ao povo. O retrato dessa gestão, que de positiva apenas as propagandas, construída pelas propagandas”.

A Companhia ocupou a quarta posição no ranking de empresas com mais reclamações registradas no Procon, em 2020, com queixas como: falta de abastecimento, má qualidade da água, demora no atendimento, cobrança indevida, além dos transtornos causados por obras inacabadas”, denunciou o Deputado.

Preocupado com a péssima qualidade dos serviços prestados à população, o parlamentar tem cobrado soluções desde que assumiu o mandato. “A questão do desabastecimento e descaso da Compesa com os pernambucanos já integra os nossos pleitos. O problema é que o Governo do Estado não busca solução”.

Só do meu gabinete, são mais de 40 indicações que demandam melhorias no abastecimento, na infraestrutura, no saneamento básico e a conclusão de obras que impactam de maneira direta no desperdício de água e melhoria da rede de esgoto”. O governo do PSB promete uma série de obras há anos – como a Adutora do Agreste e as barragens da Mata Sul, mas tudo fica apenas na promessa.

Enquanto responsabiliza os municípios, o PSB argumenta que não recebe recursos do Governo Federal. Na verdade, o Estado recebeu, entre 2019 e 2021, só para saneamento e abastecimento, R$ 74,7 milhões, segundo o Portal da Transparência da União”, destacou Romero Sales.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *