Prefeitura do Recife anuncia que há cem dias o Samu Metropolitano registra queda no número de chamadas e acionamentos de ambulâncias para socorro de pessoas com suspeita de Covid-19. Segundo a PCR, já são mais de 25 mil recifenses recuperados da doença. No pico, o Samu chegou a registrar em um único dia 193 chamados para causas respiratórias. O número gira entre 15 e 30 atualmente.
A redução sustentada permite que a Prefeitura desative a operação especial montada para o Samu durante a pandemia. O Samu Metropolitano do Recife vai voltar à condição normal de atendimento. Desde o socorro a primeira paciente com suspeita de Covid, no fim de fevereiro, até esta terça-feira (18), o Samu Recife registrou cerca de 10 mil chamados por causas respiratórias, que geraram 4.660 atendimentos a pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.
No dia 4 de maio, o Samu Metropolitano do Recife chegou a receber 193 chamados para casos suspeitos da Covid-19, permanecendo acima de 150 ligações do tipo até meados de maio, quando os números começaram a cair justamente no período da quarentena mais rígida. Os indicadores começaram a cair na época do lockdown e hoje, variam de 10 a 25 ambulâncias enviadas diariamente para socorro a pacientes com suspeita de Covid-19. Segundo os dados da Secretaria de Saúde -Sesau, o envio de ambulâncias do Samu acompanha o crescimento e a desaceleração da curva epidêmica.