SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE OLINDA COMEÇA COM MUTIRÃO DE LIMPEZA NA PRAIA

 Programação da Semana do Meio Ambiente de Olinda começou com o Poder Público e os cidadãos juntos num mutirão na Praia de Bairro Novo. O objetivo é recolher objetos de plástico na faixa de areia, uma ação coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano.

Iniciativa contou com participação da Secretaria de Gestão Urbana, Controle Urbano e Guarda Municipal, além de voluntários e representantes de cooperativas que trabalham no apoio à reciclagem, como a Cooncenpipe e Coopmetral. Cerca de 50 pessoas participaram da atividade.

Também foram distribuídas 200 sacolas biodegradáveis a comerciantes e banhistas da orla. “Olinda tem um trabalho muito forte na conscientização com os comerciantes para evitar o uso do plástico, além do correto descarte. Essa ação de hoje é simbólica, mas estamos trabalhando diariamente para preservar nosso ecossistema”, pontuou o secretário executivo de Meio Ambiente, Rodrigo Cardoso.

De acordo com a gestora da orla de Olinda, Renata Alves, são recolhidas 13 toneladas de lixo na orla de Olinda – sete na faixa de areia e seis na área domiciliar. Uma equipe de 55 pessoas trabalha diariamente na limpeza da praia todos os dias, das 5h às 20h. O recolhimento com os caminhões do material gerado na faixa de areia é feito às 12h e 20h, de domingo a domingo. A coleta domiciliar é feita às 19h, de segunda à sábado.

Apenas na praia de Del Chifre as equipes da SGU retiraram uma tonelada de lixo nesta segunda-feira (05.06). “Cerca de 90% desse lixo é plástico: garrafas pet, tampas e muitos sacos. Também encontramos um sofá, tênis e vidro de perfume.

” Esse lixo é fruto de descarte irregular. Del Chifre fica próxima da foz dos rios Beberibe e Capibaribe. Quando a maré baixa todo esse lixo descartado irregularmente vem para o mar”, disse.

PROGRAMAÇÃO

A Semana do Meio Ambiente prossegue nesta terça-feira (06), no Mercado Eufrásio Barbosa onde acontece r o II Fórum Ambiental, das 9h às 13h. O evento vai discutir soluções para poluição plástica, com representantes da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). Na pauta, os impactos provocados pelo descarte de resíduos sólidos.

A programação segue com atividades destinadas aos estudantes da Escola da Base Rural de Olinda, na reserva da Mata do Passarinho. No sábado (10), a partir das 8h30, a Praia da Santa, em Rio Doce, será alvo de um mutirão semelhante ao que aconteceu em Bairro Novo. Além do recolhimento de plástico serão plantadas cinco mudas de coqueiro.

Foto: Alice Mafra/ Secom Olinda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *