SENAC PE É FINALISTA DO PRÊMIO NACIONAL DE PRÁTICAS DOCENTES COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Senac Pernambuco está entre os finalistas da premiação Melhores Práticas Docentes 2025 – Experiências com Inteligência Artificial (IA), promovida pelo Departamento Nacional do Senac. A instituição concorre no Núcleo Nordeste com dois projetos que se destacaram entre as 431 práticas pedagógicas submetidas por docentes de todos os 27 Departamentos Regionais do país.

São elas: “Células Acessíveis: Inovação, Criatividade e Inclusão no Mediotec”, da professora Micaelle Silva, e “Robótica, Cultura e Inovação: Chico, o Caranguejo Interativo”, da professora Samantha Pimentel. A premiação tem como objetivo identificar, valorizar e compartilhar práticas pedagógicas inovadoras nos cursos de educação profissional do comércio de bens, serviços e turismo.

Parte do Programa de Reconhecimento do Departamento Nacional, a iniciativa busca reconhecer práticas que utilizam a Inteligência Artificial como aliada nos processos de ensino e aprendizagem, alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac.

A ideia é fortalecer o protagonismo docente e o compromisso com a inovação educacional. O projeto de Micaelle aposta em modelos 3D e em Inteligência Artificial para tornar o ensino de Biologia inclusivo a estudantes com deficiência visual e auditiva.

A proposta também foi desenvolvida com outra professora, Letícia Santos, o que demonstra a interação entre docentes para o desenvolvimento de projetos pedagógicos inovadores no Mediotec. Já o trabalho de Samantha une robótica e sustentabilidade. Criado a partir de resíduos eletrônicos e programado com recursos de metarreciclagem e programação embarcada, o caranguejo Chico oferece experiências interativas e educativas.

E contou, também com a participação dos professores Arnott Caiado e Filipe Carvalho. “Desenvolvemos as atividades no Instituto de Ciência e Tecnologia do Senac – ICT e foi uma sensação! Evoluímos muito com esse projeto e ele só tem a crescer ainda mais”, comemora Samantha. Já a professora Micaelle disse que, está muito feliz em ter uma prática desenvolvida com seus alunos como uma das finalistas.

“Isso mostra o potencial dos nossos jovens na execução de projetos inovadores e alinhados ao mercado de trabalho”, afirma a docente do Mediotec. A cerimônia de premiação está marcada para 10 de dezembro, no Rio de Janeiro,

Foto -Divulgação/Senac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *