Presente no ato contra a PEC da blindagem e contra a anista, realizado na tarde deste domingo (21), no centro do Recife, a senadora Teresa Leitão (PT), garantiu a derrubada da PEC que protege parlamentares de investigações e processos da Justiça no Senado.
Ao avaliar o processo que levou à aprovação da matéria em dois turnos na Câmara dos Deputados, Teresa ressaltou que a Casa vive uma escalada na tensão entre parlamentares conservadores e do centrão. A senadora afirmou que no Senado o clima é diferente e sinalizou que a PEC da blindagem não vai avançar na Casa Alta.
“O cenário é de muita pressão, turbulência na Câmara de Deputados, onde os bolsonaristas são maioria. Há uma tensão crescente entre a extrema-direita e o centrão, e o presidente da Câmara não resistiu. Mas no Senado é diferente. Nós vamos derrotar essa PEC da blindagem já na CCJ. Ela não irá nem para o plenário”, garantiu a senadora.
PROJETO DE ANISTIA
Teresa Leitão não se furtou de comentar, ainda, a tramitação do projeto de anistia na Câmara. A senadora questionou a aprovação da urgência na análise da matéria, sem a existência do texto e chamou de “arranjo” a tentativa do relator indicado pela Câmara, deputado Paulinho da Força (SD-PR), de reverter a proposta para a revisão das penas dos condenados.
“São as coisas que a gente não compreende. Se aprovou a urgência da anistia sem ter um projeto. Primeiro tem que ter um projeto. Na nossa visão, é anistia zero. Então, se vai fazer arranjo para lá, arranjo para cá, nós não conhecemos. Não posso me posicionar sobre um projeto que não conheço. Prefiro me posicionar sobre o mérito, e, no mérito, nós somos contra a anistia”, frisou.
Foto – Divulgação