STELLANTIS EXPANDE PARCERIA COM ICOM E IMPLEMENTA PLATAFORMA DE ATEMENTO EM LIBRAS

Stellantis, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, está expandindo sua parceria com o ICOM, socialtech líder e pioneira do País em ecossistema de relacionamento com a comunidade surda no setor público e privado, e com isso, passa a implementar e oferecer atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as unidades de Porto Real (RJ), Itaúna (MG), Goiana (PE) e Jaboatão (PE).

A iniciativa, que teve início no Polo Automotivo de Betim, será implementada nessas unidades, reafirmando o compromisso da empresa com a inclusão e a acessibilidade para profissionais surdos. Com a ICOM, os 650 colaboradores surdos da Stellantis terão acesso a intérpretes por videochamada 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio de um clique ou da leitura de um QR Code.

O sistema viabiliza uma comunicação ágil e eficiente, conectando intérpretes que traduzem Libras para o português e vice-versa de forma prática e instantânea, garantindo uma interação fluida entre surdos e ouvintes e fortalecendo a inclusão no ambiente de trabalho. “Com o suporte da plataforma ICOM, os profissionais da Stellantis terão acesso à informação de maneira rápida e eficiente”.

“Nosso objetivo é promover um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e equitativo, eliminando barreiras na comunicação. A expansão do ICOM reforça nosso compromisso com a acessibilidade, permitindo que todos se comuniquem de forma eficaz e integrada”, destaca Massimo Cavallo, vice-presidente sênior de Recursos Humanos e Transformação da Stellantis na América do Sul.

Ao investir em tecnologia e acessibilidade, a Stellantis fortalece a inclusão e amplia as oportunidades para que profissionais surdos desenvolvam suas carreiras em condições equitativas. A acessibilidade é um pilar essencial para a empresa, que segue aprimorando suas iniciativas para proporcionar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo. 

A implementação da solução da socialtech reflete esse compromisso, garantindo que todos os colaboradores tenham as ferramentas necessárias para desempenhar suas atividades com autonomia e confiança. “O ICOM não é apenas uma ferramenta de acessibilidade, mas um movimento que transforma a inclusão em uma realidade no setor público e privado”, completa José Araújo Neto, CEO do ICOM.

STELLANTIS

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. 

A indústra está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um dígito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas. 

SOBRE ICOM

O ICOM é uma socialtech que oferece uma plataforma líder e pioneira de interpretação online em Libras, acessibilizando a comunicação e o atendimento de empresas e governos com seus consumidores, colaboradores e cidadãos surdos.

Premiado pela ONU como solução de Inovação Pública, teve suas raízes na AME – organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que desenvolve Tecnologia Assistiva para facilitar a independência das pessoas com deficiência há mais de 30 anos.

O ICOM utiliza a tecnologia para empoderar o setor público e privado na promoção de uma comunicação acessível. O ICOM destina parte da sua receita para ações sociais que promovem a inclusão social desse público no mercado de trabalho, educação, consumo e direitos básicos.

Foto – Divulgação/Stellantis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *