TEMPERATURA SÓ AUMENTA NO RECIFE

Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que a média de temperatura climatológica para o mês de março, é de 30,1ºC. Com 10 dias do mês, em 2020, a temperatura já alcançou 34,6º C no dia 5, sendo esta a segunda maior temperatura já registrada no mês de março, desde 1987.
A temperatura mais alta registrada no mês durante o período de 1987 e 2010 foi em 1988, chegando aos 35,1ºC. Em fevereiro deste ano, a temperatura máxima média – de 30,6° -, também foi superada: os termômetros marcaram em média 32,1°C.
Embora seja conhecido por altas temperaturas, a sensação térmica no verão pode ser intensificada pela falta de arborização e verticalização da cidade, como explica Mayte Coutinho, meteorologista do Inmet. Entretanto, além do próprio fator da estação, a especialista explica que o sistema de vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) está próximo do litoral do Recife e interferido na sensação térmica, seja de manhã ou de noite. O vórtice chegou na costa litorânea do Nordeste no dia 4 e a previsão é que dure de sete a dez dias, ou seja, pode ir até o dia 14 de março, elevando a sensação térmica da cidade.

Fonte – JC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *