Projeto Transitando com Segurança em Olinda, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana, recebeu voto de aplausos na Câmara dos Vereadores do município nesta terça-feira (15). A iniciativa tem como objetivo incluir a Educação para o Trânsito no currículo das escolas de Olinda, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e respeitosos com as leis de trânsito.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Mobilidade Urbana, Maxwell Behar, e do secretário executivo da pasta, Flávio Ramos. Agentes de trânsito também participaram da solenidade. Para a coordenadora de Educação para o Trânsito de Olinda, adriana Prado, o reconhecimento é um estímulo para ampliar o alcance do projeto.
“Esse reconhecimento nos dá ainda mais motivação e engajamento para abordar essa temática nas escolas, que é essencial e, de fato, salva vidas. Já atuamos da Educação Infantil ao Ensino Médio e temos como meta levar o projeto para todas as escolas municipais, além de expandir para instituições estaduais e universidades”, destacou.
CONCURSO
O “Transitando com Segurança” abrange diferentes categorias para contemplar alunos de diversas faixas etárias: jogos interativos – voltado para a pré-escola; cartazes educativos destinado aos alunos do Ensino Fundamental; Rap – para estudantes do Ensino Fundamental II e cordel – direcionado aos alunos do Ensino Médio.
PARTICIPAÇÃO
Todos os estudantes regularmente matriculados nas unidades educacionais ou escolas da Rede Pública Municipal, Rede Privada e Rede Estadual do Ensino Médio, situadas dentro da cidade de Olinda, podem participar do concurso e as escolas privadas podem solicitar palestras sobre educação para o trânsito. Mais informações e solicitações de palestras podem ser acessadas através do e-mail: smob.olinda.educacao@gmail.com ou pelo WhatsApp: (81) 9201-3374.
Ao longo do ano, a Prefeitura de Olinda continuará promovendo o projeto nas escolas do município, reforçando a importância da educação para o trânsito e incentivando a formação de uma cultura de respeito e responsabilidade nas vias.
Foto: Alice Mafra/SECOM Olinda