TRE/PE REGISTRA MANHÃ TRANQUILA DE ELEIÇÃO NO ESTADO.

Foto: Thays Martins/Esp.DP

Na primeira coletiva realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco – TRE-PE foi destacado a ocorrência de descartes de santinhos próximo a zonas de votação. O presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves, reforçou que a multa para o derrame de santinhos é de até R$ 8 mil.

O Tribunal divulgou também, que, os municípios com mais de 200 mil habitantes nesta eleição de 2020 que podem ter segundo são: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru e neste ano, as cidades de Paulista e Petrolina entraram para a lista.

O eleitor que precisar justificar o voto, o TRE-PE lembra que, devido a pandemia, quem estiver ausente do seu domicílio eleitoral deve priorizar justificar o voto pelo aplicativo e-Título. Contudo, internautas relatam problemas de instabilidade no aplicativo para realizar a justificativa do voto.

A Assessoria do TRE-PE reforça que o eleitor pode justificar em até 60 dias pelo App e que o e-Título está tendo 400 mil acessos por segundo em todo o Brasil. Em relação à instabilidade, o TRE-PE comunicou que o Tribunal Superior Eleitoral – TSE está trabalhando para corrigir essa instabilidade. Quem tiver dificuldade de entrar no aplicativo e-Título e não puder comparecer a uma seção eleitoral – a partir desta segunda-feira (16), o site do TRE estará com a opção de justificar o voto.

George Maciel, secretário de tecnologia da informação e comunicação, afirma que, no período da manhã de votação, houve 128 substituições de urnas em Pernambuco, sendo 13 ocorrências em Jaboatão dos Guararapes, 7 em Caruaru e 6 em São Lourenço da Mata. Todas as urnas eram de 2009.

Além disso, foram registrados três locais com falta de energia, contudo, as urnas possuem baterias com autonomia para todo o período de votação. As ocorrências de queda de energia foram em Panelas, Serra Talhada e São Lourenço da Mata. O TRE-PE afirmou que a Celpe já foi acionada para restabelecer a energia. Para tirar as principais dúvidas dos eleitores, o Disque Eleitor está disponível para contato através do telefone 3194-9400.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *