Servidores da Alepe participaram, na manhã desta terça-feira (03), de discussões de entidades legislativas nacionais que precedem a abertura oficial da 27ª Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), no Rio de Janeiro.
Durante os debates, foram apresentadas experiências exitosas do Legislativo pernambucano. Os servidores ainda acompanharam apresentações de outras assembleias legislativas do país sobre temas e desafios em comum. Além disso, será realizada durante o evento a votação para escolha dos vencedores do prêmio Assembleia Cidadã, do qual o Alepe Cuida é um dos finalistas.
A Conferência da Unale debate, em 2024, “O Futuro da Educação no Brasil”. O evento ocorre nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, no Centro de Convenções Expo MAG, reunindo representantes de todas as regiões brasileiras.
O tema foi destacado pelo superintendente da Escola do Legislativo da Alepe, José Humberto Cavalcanti, que acompanhou as atividades da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). “Conhecemos experiências de outras Assembleias com foco em educação. Foi uma troca de experiências importante para oxigenar nossas práticas”, reforçou Cavalcanti, que integra a diretoria da Abel.
Este ano, o projeto Alepe Cuida é um dos três finalistas do prêmio Assembleia Cidadã, na categoria Atendimento ao Cidadão. O vencedor será anunciado no encerramento do evento, nesta quinta-feira (05). A votação está sendo realizada pelo site da 27ª Conferência da Unale.
Coordenada pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Alepe, a iniciativa percorre municípios de Pernambuco, levando serviços essenciais de saúde e cidadania que contribuem para o bem-estar e a inclusão social dos pernambucanos.
A edição atual, em Petrolina (Sertão do São Francisco), é a 17ª do Alepe Cuida. No total, o program já realizou mais de 50 mil atendimentos no Estado, e foi formalizado dentro da estrutura da Casa por meio de uma Resolução da Mesa Diretora aprovada pelo parlamento. A Alepe já conquistou dois prêmios Assembleia Cidadã, ambos na categoria Projetos Especiais. Em 2019, com o programa Alepe Acolhe e em 2021, com o LiderAlepe.
Foto – Divulgação/Alepe