Câmara do Recife aprovou, por unanimidade, requerimento do vereador Eriberto Rafael, que pede a Prefeitura do Recife, a realização de mutirões de vacinação contra o novo coronavírus, em comunidades.
O objetivo é fazer a busca ativa das pessoas que ainda não se imunizaram, descentralizando dos pontos de vacinação, que devem continuar funcionando.
De acordo com a proposta, a PCR pode escolher locais estratégicos em comunidades, como: associação de moradores, que estão com taxas menores de vacinados e oferecer um dia em que as pessoas possam tomar a vacina sem necessidade de cadastro prévio e buscando opções para vacinar as pessoas que não têm a documentação exigida.
“A gente sabe que o Recife é uma cidade vista como modelo pela eficiência na gestão da vacinação e celebramos mais de 90% da população adulta vacinada com, pelo menos, uma dose”.
“Precisamos, agora, intensificar a busca ativa da população que não se vacinou e uma opção que se mostrou viável e acessível em outras campanhas de vacinação foram os mutirões. Chegou a hora de irmos nos bairros, de irmos na casa das pessoas buscá-las, mostrar para elas a importância da vacinação, de fazer o trabalho de formiguinha”, destacou Eriberto Rafael.
O mutirão visa as pessoas que não conseguiram se cadastrar, que não têm acesso à internet, não têm smartphone, não podem se deslocar para os grandes pontos e não têm os documentos exigidos ou ainda desconhecem a importância da vacina. Pode servir, também, para a busca ativa de quem ainda não tomou a segunda dose.