VEREADORES DO RECIFE PROTOCOLAM REQUERIMENTO PARA CASSAR TÍTULO DE PATRÍCIA DOMINGOS

A expressão de conotação pejorativa “Recífilis”, usada em períodos anteriores pela candidata do Podemos, delegada Patrícia Domingos, nas redes sociais se referindo ao Recife e revisitada atualmente,  por adversários de campanha,  continua repercutindo, inclusive no meio político.

Em um gesto simbólico, vereadores do Recife estão coletando assinaturas para retirar a oferta de um título concedido à Delegada. A honraria já havia sido aprovada, mas ainda  não foi  entregue. Agora, depois da polêmica citação, um requerimento pede a revogação da comenda.  O recuo foi proposto pelo vereador Rinaldo Júnior, vice-líder de Geraldo Julio,  mas conta com   assinaturas de vereadores da oposição, como Fred Ferreira e Ivan Moraes, do PSL.  O pedido foi protocolado nesta quarta-feira (21). De acordo com informações, colhidas na CMR,  já reuniu as assinaturas necessárias para retirar o título de cidadã de Patrícia Domingos.

TEXTO DA JUSTIFICATIVA

  “É certo que não faz sentido algum assistirmos ao Poder Público, o qual deve sempre dar o exemplo, deixar de estabelecer critérios, ou seja, deixar de ser mais severo no momento da escolha das pessoas a ser homenageadas, seja com honrarias, títulos, ou mesmo com a denominação de escolas, estradas, viadutos etc.”.

“O arcabouço normativo que disciplina tais homenagens encontra largo amparo nas bases mais profundas de uma sociedade dita civilizada: é essencial enaltecermos e reverenciarmos os bons exemplos de ética e retidão de caráter ao concedermos quaisquer homenagens ou títulos, como forma de proporcionar visibilidade a figuras exemplares da sociedade, que representem de fato um modelo para as atuais e futuras gerações”.

“Ao homenagearmos e concedermos títulos de destaque a pessoas cujas ações conflitam com esses valores estamos promovendo e avalizando posturas e atitudes que contrariam os valores basilares de sustentação da sociedade. Não podemos conceder um Título a uma pessoa que menospreza nossa Cidade e lhe chama pejorativamente de Recífilis em suas mídias sociais”.

“Por fim, justificamos a presente revogação tendo em vista que a outorga ainda não se consumou, o que se daria com a devida entrega, a qual não foi realizada até o momento. Sala das Sessões da Câmara Municipal do Recife,  20 de outubro de 2020”.