VICE-GOVERNADORA COORDENA REUNIÃO SOBRE PREVENÇÃO DE DESASTRES NA RMR


Vice-governadora Priscila Krause ( Cidadania) coordenou, nesta quinta-feira (02), a primeira reunião do GT, sobre Defesa Civil com prefeitos e representantes dos municípios do Recife e da Região Metropolitana do Recife (RMR) , na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Na pauta: assuntos voltados à ações integradas para prevenção de danos causados pelas chuvas na região, durante o inverno deste ano. O encontro, articulado com os municípios é o primeira do gênero liderada pelo governo de Pernambuco em toda sua história recente e acontece após reunião da governadora Raquel Lyra com os 14 prefeitos e prefeitas da RMR, no último dia 24. 

“Minha presença será constante nesse grupo dada a importância do tema. Isso revela a prioridade que a governadora Raquel Lyra quer dar para a Governança Metropolitana. Além disso, a política de prevenção é uma prioridade na busca de evitar novas tragédias”, declarou Priscila Krause, ao defender um redesenho de uma dinâmica e lógica de trabalho, no Estado.

O planejamento do governo estadual na Operação Inverno 2023 inclui ações prevenção, resposta e recuperação, diagnóstico de 696 setores de risco no em Pernambuco (170 hidrológicos e 526 geológicos) e a articulação com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do governo federal. 

“Essas são medidas importantes para amenizar os efeitos das chuvas e entender o papel de cada um. A Defesa Civil do Estado não vai substituir a Defesa Civil dos municípios, muito menos executar aquilo que não nos cabe”.

“Mas nos cabe, sim, apoiar, articular para que todos cumpram seus papéis”, completou Priscila, lembrando que a próxima reunião com os prefeitos e prefeitas da RMR ocorrerá no próximo dia 28 de fevereiro”.

O secretário de planejamento, Fabrício Marques, reforçou a importância do encontro, na construção de ações conjuntas entre o Governo do Estado e os municípios. “Essa reunião aqui é um sinal para todos vocês prefeitos e representantes das prefeituras da importância que a gestão Metropolitana vai ter em nosso governo”.

É um ponto importante porque eu sei que tem muito descrédito em relação a isso. Vocês são chamados quando a crise acontece e muitas vezes com transferência de responsabilidades. A partir de agora vamos trabalhar juntos não só no planejamento, mas também com ações concretas”, disse.

AÇÕES PRIORITÁRIAS 

Além das visitas técnicas, o governo também anunciou uma agenda de prioridades para o inverno deste ano, como a orientação para levantamento das áreas de risco no Grande Recife.

“O Governo de Pernambuco, de forma inédita, dá prioridade a um tema muito importante na sociedade que é a Defesa Civil integrada. É importante para os municípios saberem de seu papel nas ações de prevenção, de preparação, de mitigação e também de resposta e reconstrução, que a gente espera que não ocorra”.

“Com essas ações, sem dúvida, é a população que vai ganhar”, avaliou o chefe da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), coronel Ramalho. Além da Vice-governadora e do Secretário de Planejamento estiveram presentes, os secretários, Carla Patrícia (Defesa Social), Simone Benevides (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento).

O encontro também contou com a participaçãp da presidente da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Suzana Montenegro; prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz; prefeito de Araçoiaba, Jogli Uchôa; o vice-prefeito de Moreno, Zé do Ônibus; e representantes da Defesa Civil de 12 municípios da RMR.

Fotos: Américo Nunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *