VICE-GOVERNADORA PRISCILA KRAUSE ASSINA PARCERIAS COM REINO UNIDO PARA PROJETOS DE ABASTECIMENTO D`ÁGUA E ECONOMIA VERDE

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, recebeu, nesta terça-feira (27), a vice-embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, para celebrar duas parcerias entre o Reino Unido e o Governo de Pernambuco.

Na reunião, que aconteceu na sede da Vice-Governadoria foi anunciada uma parceria para o financiamento do Projeto Mobilizando Investimentos Verdes, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e assinado um memorando de cooperação técnica com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

iniciativa visa aplicar tecnologias desenvolvidas por empresas britânicas para solucionar desafios no sistema de abastecimento de água no Estado. “É uma alegria muito grande a gente assinar essas duas parcerias com o Reino Unido em dois setores que são importantíssimos para o Estado de Pernambuco”.

“A Compesa é uma das empresas que enfrenta um dos maiores desafios do nosso Estado. Pernambuco tem a pior distribuição hídrica do país, sobretudo no Agreste, e um dos maiores problemas que enfrentamos é justamente a questão do desperdício de água”, destacou Priscila Krause.

“Quanto mais tecnologias, mais pessoas e países puderem nos apoiar, melhor. A gente precisa aprender, inovar e ter acesso a iniciativas que já dão certo em outros países”, completou. A agenda de hoje é resultado de um diálogo iniciado há cerca de um ano entre a Embaixada do Reino Unido no Brasil e o Governo de Pernambuco.

A vice-embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, lembrou do encontro com a governadora Raquel Lyra onde foram apontadas algumas prioridades do seu governo:.

“É uma grande satisfação para nós estar aqui e assinar esses dois documentos. Na reunião que tivemos com a governadora Raquel Lyra há um ano atrás, ela falou justamente dessas áreas e enfatizou a questão do desperdício de água e o desafio do Estado de garantir saneamento, que são pontos fortes do Reino Unido por ter tecnologias e soluções sobre isso”.

“Por isso mesmo, esse é um ponto de satisfação porque acreditamos e que vamos poder contribuir para o futuro do Estado de Pernambuco”, disse a representante diplomática. As parcerias anunciadas hoje são desdobramentos do Memorando de Entendimento assinado entre o Governo de Pernambuco e o Governo do Reino Unido ainda no primeiro ano da gestão de Raquel Lyra.

PARCERIA COM A COMPESA

A parceria entre a Compesa e o Reino Unido faz parte de um programa que apoia o processo de internacionalização de tecnologias britânicas. O projeto selecionou a empresa britânica Atmos International que irá aplicar e testar de forma piloto tecnologias de monitoramento de vazamento na Adutora de Botafogo, localizada na região Metropolitana do Recife.

Espera-se que esta tecnologia possa ser replicada nos demais sistemas de abastecimento do Estado, ajudando assim a reduzir significativamente o índice de desperdício de água em Pernambuco. O diretor de Eficiência e Atenção ao Cliente da Compesa, Flávio Coutinho, destacou que essa parceria tem o intuito de trazer uma grande expertise dos britânicos na redução de perdas e identificação de furtos.

“Por meio da  transferência dessas tecnologias, vamos identificar furtos e principalmente vazamentos nas adutoras, especificamente na Adutora de Botafogo, que atende parte da Região Metropolitana do Recife”, disse o Diretor.

“A ideia é trazer soluções para testar, identificar melhorias possíveis e trazer mais continuidade no abastecimento de água para a população, fazendo com que a gente consiga abastecer com mais dias quem é atendido pelo Sistema Botafogo. Trata-se de uma solução que já foi testada no Reino Unido e em outros países da Europa. Portanto, há uma grande oportunidade de expandir isso para outras regiões do Estado”.

ECONOMIA VERDE

No caso do Projeto UK Pact Mobilizando Investimentos Verdes, o Estado de Pernambuco receberá consultoria técnica no valor de R$1 milhão de reais para o desenvolvimento de quatro projetos que possam alavancar a transição para uma economia de baixo carbono em nosso Estado.

A parceria é financiada pelo Programa UK Pact e implementado pela organização internacional Climate Group em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha. No Brasil, além de Pernambuco, os estados do Mato Grosso e São Paulo também serão contemplados pela parceria.  

A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ana Luiza Ferreira, destacou a importância dessa parceria com o Reino Unido para a captação de financiamento para projetos de transição para a economia verde.

“Essa é uma parceria que nos permite acessar na prática recursos que vão servir para elaborarmos projetos técnicos de qualidade para que possamos captar financiamentos internacionais. Hoje, a gente tem diversas oportunidades e ideias de como fazer, mas para que essas ideias se transformem em bons projetos, efetivamente, a gente precisa de apoio técnico e financeiro”.

Participaram da reunião a diretora do Consulado Geral do Reino Unido no Recife, Larissa Bruscky, a Chefe de Operações do UK-Brazil Tech Hub, Gabriela Figueiredo, o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, Fernando Holanda e a secretária- executiva de Relações Internacionais, Rayane Aguiar.

Também estavam presente, a secretária-executiva de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Karla Godoy; o assessor da presidência da Compesa, Eduardo Holanda e a gerente de Gestão e Inovação da Compesa, Fabíola Coelho.

Fotos: Mariana Carvalho/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *