O vereador Zé Neto (Pros) parabenizou a Prefeitura do Recife que assinou Ordem de Serviço para dar início às obras de construção do Projeto Parque Capibaribe, na Zona Norte. “Trata-se de uma iniciativa louvável porque é um dos projetos urbanísticos mais importantes da cidade, uma vez que traz um sistema de parques integrados ao longo das duas margens do Rio Capibaribe”.
O pronunciamento do vereador sobre o Projeto foi feito na reunião Extraordinária realizada pela Câmara Municipal do Recife, por meio remoto, nesta segunda-feira (15). “São 30 quilômetros de uma iniciativa que valoriza o rio, resgata a bacia hidrográfica como referência da cidade e promove áreas de lazer, descanso e bem-estar”, reconheceu.
Zé Neto lembrou que a autorização para o início das obras foi anunciada no dia 12 de março, do aniversário do Recife, quando o prefeito João Campos assinou a ordem de serviço para o trecho localizado no Bairro das Graças. “Trata-se de um novo espaço de lazer, entre as pontes da Torre e da Capunga, com extensão de um quilômetro, construído a partir do conceito de parque linear”.
O projeto do parque, disse Zé Neto, conta com playground, área para ginástica, tirolesa, três áreas de convivência, parcão, espaços para piquenique, mirantes e área de refúgio da fauna. “O Parque, na área do bairro das Graças, será um investimento de cerca de R$ 43 milhões e deverá ser totalmente concluído em 2023”, garantiu.
O Projeto Parque Capibaribe, do qual o trecho das Graças faz parte, dialoga com uma proposta de cidade inteligente, de acordo com o vereador, que explicou que o recurso natural da bacia hidrográfica será a espinha dorsal. “O rio, que se confunde com o Recife, passa a ser o protagonista da relação das cidadãs e dos cidadãos com a cidade. É o que une, conecta recifenses.”
O Parlamentar observou que o Parque Capibaribe comprova que é possível existir um desenvolvimento sustentável com lazer. “É possível um lazer que não faça do concreto sua matéria-prima. É possível o crescimento econômico aliado ao cuidado com o meio ambiente e preocupado com a qualidade de vida das pessoas”. O vereador ressaltou que o Projeto Parque Capibaribe conta com diversas parcerias institucionais sobretudo com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no desenvolvimento da proposta
“E o que cabe a nós, membros do Poder Legislativo? Acredito que, por meio da nossa atuação e das Comissões Permanentes, apoiar iniciativas que tenham uma visão de futuro. As comissões de Planejamento Urbano e Obras; a de Desenvolvimento Econômico; e a de Meio Ambiente estão diretamente relacionadas a uma obra desse porte. É de nossa competência fiscalizar, acompanhar e apoiar o andamento desse projeto”, disse o Vereador. Ele propôs uma audiência pública conjunta entre as três comissões, além da de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, para se discutir a viabilidade do Rio Capibaribe, como rota de transporte.