Aplicativo Atende em Casa, da Prefeitura do Recife, que oferece atendimento à distância para pacientes com sintomas da Covid-19 foi ampliado com mais funcionalidades de acolhimento emocional e de agendamento de testes – e tem servido de inspiração para outras cidades e estados do Brasil. Até a última sexta-feira (26), o aplicativo tinha mais de 83 mil cadastrados em Pernambuco, sendo que, 45,2 mil usuários só no Recife.
Após se consolidar em território pernambucano , o app serviu de modelo para outras cidades do Norte e Nordeste brasileiro. Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Porto Velho (RO) foram capitais que procuraram o Recife para também adotar a ferramenta. O Estado do Pará também passou a usar a plataforma online. A gestão municipal de Manaus (AM) está em treinamento para também usar o Atende em Casa.
No último dia 22, a plataforma pernambucana – desenvolvida pela Brainy, Pitang e Fábrica de Negócios – ganhou novas funcionalidades, passando a contar com um canal direto de teleacolhimento e de agendamento de testes para a Covid-19. “O grande ganho do Atende em Casa é conseguir manter em casa quem pode ficar e só encaminhar aos serviços de saúde os casos com aspectos de moderado a grave”, afirma a diretora-executiva de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa.
Antes, para ter acesso ao canal de suporte emocional, o paciente precisava ser encaminhado por um teleorientador. Na nova versão do App, o próprio usuário acessa os serviços na ferramenta, que pode ser baixada nas lojas de aplicativo para smartphones Android ou acessada pela internet. De acordo com Ana Sofia, o aplicativo já foi enviado ao sistema iOS, mas ainda não houve resposta para a inclusão nas lojas de aplicativos para iPhone.
A escuta qualificada é feita por psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e profissionais das práticas integrativas e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em relação aos testes, a novidade é que antes eram agendados apenaspela internet; agora, também podem ser marcados pelo Atende em Casa. Ainda foi ampliado o público que tem direito à testagem.
Com a nova versão do App, podem realizar a marcação online os profissionais dos seguintes serviços essenciais: supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários, além de serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade. Pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas e oncológicas, bem como gestantes no pré-natal com síndrome gripal também são contemplados. Após o agendamento, o paciente só deve ir até a unidade de testagem escolhida, no dia e horário agendado.