COVID-19: CHEGA A PERNAMBUCO AS PRIMEIRAS 62.250 DOSES DO IMUNIZANTE JANSSEN

Governo de Pernambuco começou a distribuir na madrugada desta sexta-feira (25) novas doses de vacinas, contra a Covid-19 , inclusive da Janssen – que chegaram pela primeira vez ao Estado e serão aplicadas em dose única -, além da Coronavac/Butantan. Elas ficaram por algumas horas na sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), onde foram conferidas e separadas para envio às Gerências Regionais de Saúde – Geres.

Os lotes com 62.250 unidades dos imunizantes chegaram no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 11h13 . Na mesma remessa também chegaram mais 117.800 vacinas da Coronavac/Butantan, que devem ser utilizadas para a primeira e segunda doses na imunização de guardas municipais, trabalhadores do transporte coletivo e população privada de liberdade.

Os municípios, porém, também poderão dar seguimento à campanha em outros grupos ou por faixa etária, de acordo com a organização de cada um, já que muitas cidades já iniciaram a vacinação de alguns desses públicos , segundo informou o Governo do Estado.

“Recebemos lotes importantes para dar continuidade à campanha de vacinação da população pernambucana. Mas vale ressaltar que as vacinas estão sendo enviadas aos municípios para utilização em primeiras e segundas doses. “Parta isto, é necessário que cada cidade se organize e preserve os quantitativos que serão destinados à segunda aplicação”, observou o governador Paulo Câmara.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reiterou a advertência, alertando que o município que usar todo o quantitativo da Coronavac/Butantan apenas como primeira dose irá gerar um déficit mais à frente. “Precisamos evitar que essa situação se repita. Os gestores devem manter uma organização e controle rígido de seus estoques para que a população possa completar seus esquemas vacinais”, acrescento.

Já as doses da vacina da Janssen, segundo o que foi acordado com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite – CIB , serão destinadas ao Recife, além de Caruaru e Garanhuns, no Agreste e Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão. O imunizante será distribuído da seguinte forma: Recife (31.125 doses), Caruaru (16.230 doses), Garanhuns (6.175), Arcoverde (3.555 doses), Afogados da Ingazeira (1.800 doses) e Serra Talhada (3.365 doses).

A superintendente de Imunizações da Secretaria de Saúde, Ana Catarina de Melo, afirmou que Pernambuco está recebendo metade do quantitativo da Janssen que havia sido pactuado inicialmente com o Ministério da Saúde. Com essas entregas, Pernambuco totaliza mais de 5 milhões de doses recebidas. Foram, especificamente, 5.172.510, sendo 2.141.960 da Coronavac/Butantan; 2.630.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 338.130 da Pfizer/BioNTech e 62.250 da Janssen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *