*
Na abertura do São João de Petrolina, na noite desta sexta-feira (17), o pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil) cobrou maior protagonismo do Governo do Estado na realização dos festejos juninos.
O Ex-prefeito falou que o ciclo junino é o principal evento cultural do povo nordestino. Por isso, ele acredita que o Estado precisa garantir mais verbas e influência na atração de parceiros do São João em Pernambuco.
Para Miguel, alguns municípios maiores, como Petrolina, Arcoverde e Caruaru, sofrem com a falta de apoio do Governo, mas conseguem realizar as festas por conta da capacidade própria de arrecadação e pela tradição que envolve o São João nessas cidades.
Os municípios menores, no entanto, dependem mais de apoio tanto financeiro, quanto na segurança, na divulgação como roteiro turístico ou na atração de patrocinadores.
O Pré-candidato do União Brasil lembrou que sofreu quando era prefeito até com calote do Governo do Estado, que prometeu envio de recursos, mas a verba nunca chegou.
“Petrolina, Caruaru, Arcoverde tem condições de tocar uma festa dessa grandiosidade porque já estão consolidadas e tem mais recurso próprio. Estive em Bezerros, recentemente, vi uma festa maravilhosa organizada pela prefeita Lucielle, mas sei a dificuldade que ela está enfrentando para tocar um evento daquele sem grande apoio.
Imagine os municípios menores o que passam”, disse. “O São João é patrimônio cultural do nordestino. Mexe com nossa autoestima, com nosso orgulho, anima as cidades e movimenta uma imensa cadeia produtiva com milhares de empregos. O Governo do Estado precisa atuar de forma mais decisiva em algo tão fundamental para nosso povo”, completou Miguel.