PREFEITURA DO PAULISTA ANUNCIA CAMPANHA PARA ASSINALAR O DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Prefeitura de Paulista através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente – Sema e o Núcleo de Sustentabilidade Urbana – Nau realiza nos próximos dias 15, 16 e 17, a Campanha Descarte Correto Seu Equipamento Eletroeletrônico, em parceria com a Empresa Reecicle.

De acordo com a gestão, iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial da Limpeza. Todos os tipos e tamanhos de equipamentos eletroeletrônicos, seus componentes e acessórios, poderão ser descartados, incluindo pilhas, baterias, cabos, carregadores, fios, pen drives, CDs, DVDs, Fitas de VHS e K7, cartões de memória, cartuchos de tintas e tonner, disquetes.

Também, podem ir a descarte: geladeiras, fogões, máquinas de lavar, e outros. Para quem não puder descartar pessoalmente seus equipamentos, um serviço de coleta domiciliar poderá ser agendado diretamente com a Reecicle, pelo telefone/whatsapp: (81) 99833-8771 que providenciará a coleta na residência da pessoa.

CAMPANHA

World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza que, no Brasil, é organizado pelo Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde, movimento cívico que une 191 países e já reuniu mais de 60 milhões de pessoas, em todo o mundo, para realizar ações de limpeza no Planeta.

O evento tem como objetivo geral conectar e mobilizar pessoas e organizações com ações sustentáveis que gerem impactos positivos ao meio ambiente através da redução de lixo. Também visa incentivar a mobilização global e conjunta pela coleta e destinação correta dos resíduos sólidos urbanos, principalmente, a reciclagem.

A ideia é dedicar um dia inteiro ao recolhimento e destinação ambientalmente correta dos resíduos em ruas, praças, praias, parques, entre outros lugares.

Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) ou resíduos eletrônicos, também chamados de lixo ou lixo eletrônico são considerados, pela Universidade das Nações Unidas, como os resíduos que mais crescem no mundo.

Nos últimos 5 anos, os resíduos eletrônicos descartados no mundo, cresceram 21% (E-Wast Monitor 2020). Em 2019, só o Brasil descartou mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que, menos de 3% desse total, foi reciclado, de acordo com a Universidade das Nações Unidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *