PROJETO BOM PRATO: PREFEITO EVILÁSIO MATEUS INAUGURA COZINHA COMUNITÁRIA, EM ARARIPINA

Prefeitura de Araripina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, inaugurou nesta segunda-feira (24), a a Cozinha Comunitária Cornélia Maria de Jesus, localizada na Rua Coronel Pedro Cícero, 512. A iniciativa oferece 200 refeições diárias, sendo 150 delas distribuídas gratuitamente para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e outras 50 comercializadas a R$ 5,00.

A iniciativa faz parte do Projeto Bom Prato ” – uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, para atender atender beneficiários previamente cadastrados no CRAS e identificados pela Assistência Social. O funcionamento da Cozinha Comunitária acontece de segunda a sexta-feira, garantindo alimentação acessível e de qualidade à população mais necessitada.

Às quintas-feiras, o espaço promove o “Dia do Sopão”, substituindo o almoço pela distribuição gratuita da refeição a partir das 17h. O local foi equipado com modernos eletrodomésticos e utensílios para garantir a eficiência no preparo das refeições, incluindo três freezers de 400 litros, um liquidificador industrial, dois fogões industriais de quatro bocas, dois fornos industriais, um micro-ondas e uma geladeira de 400 litros já existente no espaço.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Evilásio Mateus (PDT) destacou a relevância da Cozinha Comunitária como uma ação concreta para minimizar a fome e promover dignidade. “Mais do que uma refeição diária, estamos garantindo o direito básico de cada cidadão ter comida na mesa. Esse é um passo fundamental para reduzir a vulnerabilidade alimentar no nosso município e melhorar a qualidade de vida dos Araripinenses”, afirmou o gestor.

A secretária de Desenvolvimento Social, Camila Sampaio, reforçou o compromisso da pasta com a população mais carente e ressaltou que a Cozinha Comunitária é um marco na política social de Araripina. “Sabemos da importância da Cozinha Comunitária para muitas famílias que enfrentam dificuldades. Esse projeto é um símbolo do nosso esforço para oferecer um suporte alimentar seguro e acessível”, enfatizou.

A gestora de equipamentos de segurança alimentar e nutricional, Lais Oliveira, enfatizou seu comprometimento com a população pernambucana de erradicar a fome por meio dessas Cozinhas Comunitárias e da felicidade em inaugurar. “Como Pernambucana é uma felicidade grande fazer parte desses momentos que procuram erradicar a fome com as Cozinhas Comunitárias”.

O nome da cozinha homenageia Cornélia Maria de Jesus, uma figura ilustre de Araripina. Além disso, toda a arrecadação gerada pela venda das 50 refeições será reinvestida na manutenção da própria cozinha. O financiamento do projeto é dividido igualmente entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Araripina, garantindo a sustentabilidade da iniciativa e a continuidade do atendimento à população que mais precisa.

Foto – Divulgação/Prefeitura de Araripina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *