Capital pernambucana recebe, a partir desta terça-feira (15), a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, que ocorre até sexta-feira (18), no auditório da Uninassau, no Bairro do Derby. Promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, tem como tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”.
A conferência municipal é um espaço democrático de diálogo entre gestores públicos, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), usuários da política de assistência social e representantes de entidades e organizações da sociedade civil para avaliar as políticas existentes, discutir desafios e construir diretrizes para o futuro da assistência no Recife.
A participação como delegado é restrita às pessoas que participaram das Pré-Conferências Regionais e foram eleitas como representantes dos seus segmentos. No entanto, para ampliar o acesso e garantir maior representatividade, a Comissão Organizadora disponibilizará 15 vagas para observadores, preenchidas por ordem de chegada no credenciamento do primeiro dia.
A secretária de Assistência Social e Combate à Fome do Recife, Pâmela Alves reforça a importância do encontro para a construção coletiva das políticas públicas. “Essa conferência é um momento muito importante para a gente refletir junto, olhar o que já avançamos, entender os desafios que ainda temos e definir os caminhos para fortalecer ainda mais o SUAS aqui na nossa cidade”.
“Acredito que é ouvindo e dialogando com a população que conseguimos construir políticas públicas que sejam eficazes, humanas e justas”, destacou. “Há 20 anos o SUAS vem se firmando como a principal política pública que organiza e articula os serviços, programas e benefícios para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ele é fundamental para garantir proteção social e assegurar direitos básicos a quem mais precisa”, acrescentou a secretária Pâmela Alves.
Confira programação completa:
- 15 de julho (terça-feira) – Abertura Oficial
- Local: Auditório do Bloco B – UNINASSAU
- Endereço: Rua Guilherme Pinto, 400 – Derby
- 13h00 – Credenciamento
- 14h00 – Apresentação cultura
- 14h20 – Composição da mesa de abertura
- 15h20 – Homenagem a Fagner Valença (Ex-presidente do CMAS)
- 15h30 – Palestra Magna: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”
- 16h10 – Apresentação do Regimento Interno
- 16h40 – Coffee Break
- 17 de julho (quinta-feira) – Grupos de Trabalho
- Local: Salas do Bloco E – UNINASSAU
- Endereço: Rua Osvaldo Lima, 130 – Derby
- 08h00 – Credenciamento e Coffee Break
- 09h00 às 12h00 – Discussões dos eixos temáticos
- 10h00 – Encerramento do credenciamento
- 12h00 – Intervalo para almoço
- 14h00 – Continuação dos grupos e elaboração de propostas
- 16h30 – Coffee Break
- 18 de julho (sexta-feira) – Plenária Final
- Local: Auditório do Bloco B – UNINASSAU
- Endereço: Rua Guilherme Pinto, 400 – Derby
- 08h00 – Coffee Break
- 09h00 – Plenária final para leitura e aprovação das deliberações
- 12h00 – Intervalo para almoço
- 14h00 – Continuação da plenária (leitura e votação das moções)
- 15h00 – Eleição dos delegados para a Conferência Estadual
- 16h00 – Divulgação dos delegados eleitos
- 16h20 – Apresentação Cultural
- 16h30 – Encerramento e entrega dos certificados
- 16h45 – Coffee Break
Fotos: Douglas Fagner/PCR




